PUBLICIDADE

RS: manifestantes ocupam sala da presidência da Assembleia

10 set 2013 - 18h50
(atualizado às 18h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes ocupam sala da presidência da Assembleia do RS
Manifestantes ocupam sala da presidência da Assembleia do RS
Foto: Karine Viana/Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul / Divulgação

Integrantes do Centro de Professores do Estado (Cpers) e estudantes representantes da Comissão de Educação do Bloco de Lutas pelo Transporte Público ocuparam, na tarde desta terça-feira, a sala da presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Os manifestantes pedem uma audiência com o presidente da Casa, deputado Pedro Westphalen (PP). Eles reivindicam o passe livre sem distinção - a Assembleia discute um projeto de passe livre intermunicipal para estudantes -, fim do ensino médio politécnico e o pagamento do piso nacional do magistério.

Greve

Os docentes, em greve desde o dia 26 de agosto, cobram o cumprimento da lei do piso, que prevê um salário básico (sem as vantagens) de R$ 1.567 para uma jornada de 40 horas semanais. Atualmente, o Estado paga o pior salário aos seus professores em comparação com o resto do País – um docente com o ensino médio recebe R$ 977,05. O governo argumenta que, embora não cumpra o piso, aprovou reajustes que chegarão a 76,68% em quatro anos.

O governo estadual pressiona pela manutenção das atividades com o corte do ponto de quem aderir ao movimento. A última paralisação por tempo indeterminado realizada pelos professores ocorreu em 2011, contra a reforma do ensino médio.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/quanto-ganha-um-professor-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/quanto-ganha-um-professor-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade