PUBLICIDADE

RJ: realocados estudantes de universidades punidas pelo MEC

Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade foram punidas após denuncia de deficiência acadêmica

9 abr 2014 - 17h42
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Educação, Henrique Paim, informou nesta quarta-feira que dos 10.915 estudantes da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) aptos a participar do processo de transferência assistida, 9.795 estão matriculados em instituições selecionadas para recebê-los. As duas instituições foram descredenciadas em janeiro pelo Ministério da Educação (MEC).

"Do ponto de vista numérico e da efetividade, conseguimos chegar a um resultado bastante razoável. Agora temos que acompanhar este processo para que possamos ter também um resultado de qualidade", disse o ministro ao participar de audiência pública na Comissão de Educação e Cultura, do Senado.

Paim disse que o descredenciamento e a transferência assistida foram processos "exaustivos", construídos por várias mãos, com a participação do MEC, dos estudantes das instituições descredenciadas e de parlamentares. Segundo ele, o ministério permanece acompanhando o processo para assegurar a garantia dos direitos dos estudantes.

Os problemas envolvendo as duas instituições começaram em 2012, quando o ministério instaurou processo de supervisão, a partir de denúncias de irregularidades, deficiências acadêmicas e insuficiência financeira. No dia 13 de janeiro deste ao ano, o MEC anunciou o descredenciamento da Gama Filho e da UniverCidade, no Rio de Janeiro. Por meio de edital, foram selecionadas três instituições para receberem os estudantes das descredenciadas: Estácio de Sá, Veiga de Almeida e aFaculdade de Tecnologia Senac Rio (Fatec).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade