PUBLICIDADE

Com pagamentos, greve em 2 universidades do Rio deve acabar na 2ª

Professores da UniverCidade e da Gama Filho estão sem receber salário desde janeiro devido à crise financeira do Grupo Galileo Educacional

2 abr 2013 - 19h38
(atualizado às 19h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Os professores em greve da UniverCidade e da Universidade Gama Filho participaram de uma reunião nesta terça-feira com o Grupo Galileu Educacional, responsável pela gestão das intituições cariocas, para discutir o fim da greve dos docentes, que se arrasta desde o começo de março. De acordo com o Ronaldo Loro, vice-presidente da Associação dos Docentes da Gama Filho, ficou acertado que o pagamento de parte dos vencimentos será feito amanhã e na sexta-feira. "Se isso se confirmar, nos comprometemos a encerrar a greve e retomar as aulas na segunda", disse.

Os educadores estão sem receber salário desde janeiro, devido à crise financeira da instituição. Na negociação com o Grupo Galileu, ficou decidido que será feito o pagamento de 1,9 salário entre amanhã e sexta. De acordo com Ronaldo, a mantenedora demostrou boa-vontade em melhorar a estrutura das instituições.

"Além do cumprimento dos salários, nós também cobramos a melhoria na qualidade do ensino e a garantia e que não haverá demissão até o fim do ano. (...) Falaram o tempo todo que vai melhorar, mas a questão é de credibilidade, ainda não temos confiança de que realmente vão cumprir com o prometido".

As aulas na universidade eram para ter começado no dia 11 de março. A crise financeira engloba atraso de pagamentos de salários, de férias e do recolhimento de FGTS.  Em nota divulgada recentemente, o grupo Galileo disse que está sob nova gestão operacional desde novembro de 2012 e que o novo mantenedor assumiu o compromisso de reestruturação administrativa e acadêmica das unidades. 

"O passivo trabalhista e fiscal está sendo estruturado e saneado. Os salários do quadro docente, com atrasos constantes, terão prioridade no fluxo financeiro da mantenedora. De imediato, far-se-ão aportes salariais mensais até a definitiva regularização dos salários".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade