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RJ: crianças da rede pública obtêm certificado de Cambridge

O ensino bilíngue foi implantado em quatro escolas localizadas no Complexo do Alemão, Pavuna, Jacarepaguá e Campo Grande

2 dez 2014 - 19h47
(atualizado em 3/12/2014 às 09h23)
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Cinquenta crianças da rede municipal de ensino do Rio receberam hoje (2) da secretária municipal de Educação, Helena Bomeny certificados de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge, da Inglaterra. Segundo a secretária, o Programa Criança Global foi criado para cada vez mais qualificar alunos das escolas. “Os estudantes fizeram a prova e passaram. Eles obtiveram o primeiro diploma e passarão por outros exames até receberem o certificado geral de Cambridge”. 

A entrega dos certificados da Universidade de Cambridge faz parte do programa que tem como objetivo universalizar e intensificar o ensino de inglês na rede pública. De acordo com a prefeitura, os alunos do 1° ao 3º ano do ensino fundamental têm uma aula semanal do idioma, enquanto que os estudantes do 4º ao 9° ano têm dois tempos semanais, com ênfase na comunicação oral.

A secretária afirmou que isto é um motivo de muito orgulho. “O interessante é que quando abrimos o concurso, exigimos prova oral dos professores para que pudessem dar aula. As maiores notas dos alunos foram justamente nessa área. As crianças estão realmente falando a língua inglesa”, afirmou.

Serão contemplados 1.138 estudantes do 5°e 6° anos, dos Ginásios Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch , Felix Mielli Venerando, e  de outras escolas municipais. A avaliação foi dividida em duas fases: prova oral e escrita, para verificar os níveis de conhecimento das crianças na lingua inglesa.

O aluno Miguel Ângelo Costa Cabral, de 12 anos explicou a razão que motivou sua preparação para a prova. “Desde que era mais novo, gostava de assistir a uma série  científica pela TV britânica, Doctor Who e queria conhecer os atores. A importância do inglês para mim é ter um conhecimento a mais, evoluirmos. Isso não é importante somente para mim, mas para todo mundo, porque muitas pessoas têm esta paixão que  tenho pelo inglês”, explicou.

A dona de casa Andreia Francisca dos Santos, de 40 anos disse que o filho, de dez anos já demonstrava interesse em aprender inglês por meio de jogos e ao assistir filmes pela televisão. “Em casa, o que ele não sabe procura no tradutor utilizando a internet. É um incentivo para ele, acredito que com o certificado, ele vai se dedicar, se empenhar mais, até fazer um cursinho de inglês daqui por diante”.

A secretária Helena Bomeny disse, que foram implantados o ensino bilíngue de língua inglesa em quatro escolas, localizadas em diversas regiões da cidade (Complexo do Alemão, Pavuna, Jacarepaguá e Campo Grande), objetivando a introdução de metodologias e práticas de ensino desde a educação infantil até o 6° ano. A estimativa é  implantar até 2016 em outras seis comunidades.

A coordenadora do Programa Criança Global no Complexo do Alemão, Glaucia Moraes, que nasceu na região, disse que vários eventos foram feitos para motivar os alunos a usar o inglês na maior parte do tempo.

“ Tivemos peça teatral, como Romeu e Julieta em homenagem aos 450 anos de William Shakespeare, torneios de Futsal bilíngue para soletrar as palavras em inglês. Para mim, é importante que esses alunos tenham as mesmas oportunidades que tive, independente de terem nascido numa comunidade. Temos uma escola bilíngue com uma equipe de professores  competentes, que busca a formação continuada, se atualizar, conseguindo agregar conhecimento e qualidade para alunos da escola pública”, disse.

Agência Brasil Agência Brasil
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