PUBLICIDADE

Rio: MEC impede matrícula de novos alunos na UniverCidade e Gama Filho

Professores das instituições estão com salários atrasados e já fizeram duas greves este ano

2 ago 2013 - 13h21
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os alunos acamparam no prédio da reitoria da Gama Filho para cobrar o pagamento dos salários dos docentes</p>
Os alunos acamparam no prédio da reitoria da Gama Filho para cobrar o pagamento dos salários dos docentes
Foto: Jadson Marques / Futura Press

O Ministério da Educação (MEC) publicou, na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União, portaria que suspende a abertura de novas vagas pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) e pela Universidade Gama Filho, ambos localizadas no Rio de Janeiro. O MEC notificou a mantenedora das duas instituições, a Galileo Administração de Recursos Educacionais, por "descumprir compromissos assumidos ao longo do processo".

De acordo com a portaria, fica suspensa a abertura de processo seletivo para o preenchimento de vagas, bem como a admissão de novos alunos por meio de transferência ou outras formas de ingresso em cursos de graduação e pós-graduação.

Segundo o MEC, a suspensão vai vigorar até que se comprove a retomada dos ajustes trabalhistas firmados, assim como a "apresentação de garantias idôneas de disponibilidade financeira da entidade mantenedora, suficiente para cumprimento dos compromissos acordados com o corpo docente e administrativo das entidades mantidas".

Em seis meses, os professores das instituições entraram em greve duas vezes por falta de pagamento e os alunos da Gama Filho chegaram a ocupar a reitoria da universidade. Os técnicos administrativos também cobram o pagamento dos salários atrasados.

O Terra não conseguiu contato com a assessoria da mantenedora das instituições.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade