PUBLICIDADE

Revalida tem o dobro dos inscritos no ano anterior; prazo termina hoje

Médico que tenha se formado fora do País precisa revalidar o diploma para trabalhar no Brasil

30 jul 2013 - 10h55
(atualizado às 10h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Termina às 23h59 desta terça-feira o prazo de inscrições no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). A prova é feita por médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e por brasileiros que tenham obtido o diploma no exterior. Somente os médicos estrangeiros inscritos no programa Mais Médicos não precisam revalidar o diploma para atuar nas comunidades carentes do País.

Até as 18h de ontem estavam inscritas cerca de 1,6 mil pessoas. O número é quase o dobro dos 884 inscritos em 2012. A grande maioria dos participantes da edição deste ano é de brasileiros (873), que representam 53,3% das inscrições. A confirmação da inscrição ocorre com o pagamento da taxa, de R$ 100.

Para o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, o aumento no número de participantes representa o reconhecimento da sociedade à importância do exame. “O Revalida consolidou-se como importante ferramenta para profissionais que desejam exercer a medicina de forma plena no Brasil”, afirmou.

O Revalida será realizado em 25 de agosto, em Brasília (DF), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Campo Grande (MT), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Para esta edição, o exame tem a adesão de 37 universidades públicas.

De acordo com o edital, o participante escolherá a cidade na qual fará a primeira etapa do exame. A segunda deve ser realizada em Brasília. A primeira fase é composta de 110 questões de múltipla escola e por cinco discursivas. Na segunda etapa serão avaliadas as habilidades clínicas - os participantes simulam situações reais de atendimento médico.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/revalida/" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/revalida/">Revalida: exame justo ou feito para reprovar?</a>

Inscrição

Para fazer a inscrição, o participante precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil, deve ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. Com exceção dos naturais de países cuja língua oficial seja o português, o candidato aprovado deve apresentar à instituição de educação superior responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), nível intermediário superior.

A inscrição deve ser feita na página do Revalida na internet, até as 23h59 desta terça-feira, pelo horário oficial de Brasília. 

Revalidação do diploma médico

Conheça a história de médicos brasileiros que se graduaram fora do País, veja como foi a decisão de sair, quais as dificuldades da vida em outra nação e por que é necessário revalidar o diploma para poder trabalhar no Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade