PUBLICIDADE

Reitores de universidades debatem os rumos do ensino no RJ

27 jul 2014 - 13h33
Compartilhar
Exibir comentários

Reitores e presidentes de 1.277 universidades de 34 países de todo o mundo se reúnem entre segunda e  terça-feira no Rio de Janeiro para debater o futuro do ensino superior no III Encontro Internacional de Reitores Universia.

A conferência, organizada pelo Banco Santander, tem como objetivo promover uma reflexão sobre as universidades a partir de uma perspectiva ibero-americana, já que os países dessa região são os mais representados no evento.

O tema da conferência é "A universidade do século XXI: uma reflexão a partir da Ibero-América", o que ressalta seu enfoque regional, embora também tenham sido convidados reitores de países africanos, asiáticos e europeus.

O Brasil, na condição de anfitrião, contará com maior participação, com 607 instituições universitárias públicas e privadas, seguido de México (187), Espanha (94) e Argentina (67).

Também terão uma ampla representação outros países latino-americanos como Colômbia, com 39 universidades, Chile, com 35 e Peru (33).

Fora da região ibero-americana, os países com mais centros de educação superior no encontro são Reino Unido, com 52 universidades, Estados Unidos, com 24, China (21) e Polônia (15).

A reunião de reitores de Rio foi preparda em 20 meses de trabalhos preparatórios, que contaram com a contribuição de cerca de 100 mil universitários, que fizeram sugestões através da internet para a elaboração da lista de temas e de sessões, segundo a organização.

Para estimular o papel da tecnologia como facilitador da aprendizagem e do ensino, os organizadores desenvolveram um aplicativo digital que será usado durante o encontro e com o qual se pretende criar uma grande rede acadêmica em escala internacional.

Na agenda do encontro haverá duas sessões plenárias e dez debates paralelos, que vão durar dois dias e abordarão questões como a qualidade do ensino, pesquisa e inovação, financiamento dos centros educacionais superiores, a contribuição das universidades para o desenvolvimento social e o compromisso com o meio ambiente.

Também está prevista a realização de reuniões bilaterais entre universidades de diferentes países, com o objetivo de conseguir acordos de colaboração.

O encontro no Rio é o terceiro organizado pela Universia, rede de universidades patrocinada pelo Banco Santander. A primeira edição foi realizada na cidade de Sevilha (Espanha) em 2005, presidida pelo rei Juan Carlos e com a presença de 500 reitores.

Cinco anos depois, o segundo encontro aconteceu em Guadalajara, no México, foi inaugurado pelo então presidente do país, Felipe Calderón, e contou com a participação de 900 reitores e representantes de universidades ibero-americanas, que juntaram suas conclusões na chamada Agenda de Guadalajara.

A previsão inicial era de que os encontros universitários fossem quinqüenais, embora no Rio de Janeiro o evento ocorra um ano antes do previsto.

A Universia, maior rede mundial de universidades de língua hispânica e portuguesa, é integrada por 1.216 instituições de educação superior de 23 países ibero-americanos que tem 14 milhões de alunos e professores.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade