PUBLICIDADE

Reformas atrasam ano letivo em município baiano

27 mar 2011 - 18h17
(atualizado em 28/3/2011 às 09h10)
Compartilhar

A reforma de escolas e a demora em liberar o sistema de GPS para o transporte escolar fizeram com que somente na sexta-feira da semana passada (21), as aulas da rede municipal em Coração de Maria (a 112 km de Salvador) fossem iniciadas. O início do ano letivo na Bahia aconteceu no dia 7 de fevereiro.

Ainda assim, existem escolas nas quais as aulas só vão começar nesta segunda-feira (28) pelos mesmos motivos.

O município tem 48 escolas, sendo cinco da rede estadual, com cerca de 5 mil alunos ¿ embora a APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) afirme que este número é bem menor pela migração de alunos para cidades vizinhas.

"A dificuldades enfrentadas pelos alunos nas escolas em Coração de Maria, como falta de aula e merenda escolar, fizeram com que eles procurassem estudar em outras cidades", revelou a coordenadora da APLB, Vilma Pacheco.

Ela informou que o calendário escolar está comprometido e escolas que funcionavam nos três turnos podem abrir em apenas um. "As vagas para turmas noturnas sequer têm alunos matriculados, o que é um absurdo", disse.

Considerada a maior unidade educacional do município, a Escola Municipal Pedro Correia Damasceno é uma das que ainda não iniciaram as atividades. Com isto, 643 alunos estão sem aula.

A escola passou por reformas e está no período de finalização, segundo a direção, tendo a expectativa de voltar a funcionar hoje.

O chefe do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Marcelo Augusto Daltro, informou que o município foi um dos últimos a aderir ao cadastramento do MEC para o transporte escolar por meio de sistema GPS e isto atrasou o serviço. Além disto, houve a necessidade de reformar as escolas municipais.

Fonte: Agência A Tarde
Compartilhar
Publicidade