PUBLICIDADE

"Conhecendo a UFRJ" espera mais de 13.500 alunos do Ensino Médio

19 ago 2010 - 12h01
Compartilhar

Nesta quinta e sexta-feira, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abre suas portas para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil por meio do projeto "Conhecendo a UFRJ". O objetivo do evento é proporcionar aos alunos contato com o ambiente universitário a partir de atividades que envolvem graduandos, professores e técnicos da Instituição. Mais do que apresentar a universidade, a ação busca aproximar os vestibulandos de especificidades como as possibilidades de pesquisa e extensão, o mercado de trabalho e as opções de carreira que cada graduação oferece.

Os visitantes poderão obter informações sobre os cursos da UFRJ em estandes monitorados pelos próprios universitários, através de fotos, vídeos, apresentações de trabalhos práticos e do diálogo direto. No estante da Escola Politécnica da UFRJ estarão expostos projetos da Engenharia Mecânica, como o aerodesign, minibaja e fórmula SAE.

A partir das 10h até às 17h, coordenadores e professores se revezarão em oito espaços para realizar palestras de apresentação e responder às perguntas dos futuros universitários. O diretor da Poli/UFRJ, Prof. Ericksson Almendra, ressalta que a característica mais marcante do evento é romper a barreira entre universidade e comunidade. ¿É uma oportunidade única e democrática de falar para milhares de estudantes em dois dias, muito mais eficiente do que peregrinar por colégios o ano todo¿.

Neste ano, estão inscritas 272 instituições de ensino. A expectativa dos organizadores é que mais de 13.500 estudantes do Ensino Médio visitem a universidade ao longo dos dois dias. Para quem não conseguiu se inscrever, as palestras serão transmitidas em tempo real na internet através da página da Pró-Reitoria de Extensão (www.pr5.ufrj.br).

Haverá ainda atividades culturais para mostrar o que a universidade produz na área. Toda a programação do evento ocorre nas dependências da Escola de Educação Física e Desportos do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, no campus da Ilha do Fundão.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade