PUBLICIDADE

Quase 3 mil estrangeiros são aprovados em proficiência em português

O percentual de aprovação ficou em 74,7%. O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português reconhecido oficialmente

18 jul 2013 - 12h01
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Dos 3.972 inscritos na primeira edição de 2013 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), 2.970 (74,7%) foram aprovados. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). As provas foram aplicadas em abril.

Em 2012, na primeira edição do exame, o índice de aprovação foi de 77,2%. Dos 3.268 inscritos, 2.523 foram aprovados. Em 2011, o índice de aprovação chegou a 71,4% dos 2.735 inscritos. Obtiveram o certificado 1.955 pessoas.

Nos últimos três anos, houve aumento de 45,2% no número de inscritos no exame do primeiro semestre. Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, os números indicam a consolidação do exame e o reconhecimento da importância do Brasil no cenário internacional. “Nosso País tem desempenhado papel de protagonismo na difusão da língua portuguesa nos últimos anos, especialmente pelos resultados positivos das politicas sociais e de erradicação da miséria”, afirmou.

Costa citou como exemplo desse interesse pelo idioma a participação efetiva do país em assuntos educacionais e científicos, especialmente o Programa Ciência Sem Fronteiras, e a realização de eventos de importância internacional, como a Rio + 20, Jornada Mundial da Juventude e os próprios eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Os resultados da primeira edição de 2013 do Celpe-Bras apontam, ainda, que 40,5% dos candidatos aprovados (1.205) conseguiram certificação no nível intermediário superior. Em segundo lugar, aparecem 1.183 candidatos (39,9%) na categoria intermediário. No nível avançado superior, 1,7% dos candidatos (49) obtiveram a certificação. Outros 17,9% (533) foram aprovados na categoria avançado.

O exame

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente.  O exame é realizado em 22 postos aplicadores no Brasil e 47 no exterior. O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em língua portuguesa.

No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

 A Portaria do Inep, com a relação dos aprovados na edição do primeiro semestre do Celpe-Bras, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18, seção 1, páginas 14 a 23.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade