PUBLICIDADE

Projeto ensina, diverte e ‘espalha’ a literatura no Paraná

14 jul 2014 - 16h10
(atualizado em 17/7/2014 às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários

As fonoaudiólogas Josiane Mayr Bibas, 54 anos, e Ângela Marques Duarte, 53 anos, e a empreendedora social Maria Luísa Mayr, 50 anos, encontraram uma maneira inteligente e criativa de incentivar a leitura: espalhar caixas de madeira equipadas com livros variados em diversos pontos de Curitiba, no Paraná. O projeto intitulado Freguesia do Livro começou em março de 2012 com uma proposta convidativa – incentivar a troca e o compartilhamento de livros.

As caixas de madeira, recicladas e decoradas, permitem que as pessoas que circulam por mais de cem pontos da cidade como cafés, frutarias, hospitais, hotéis, igrejas, restaurantes, salões de beleza e supermercados doem as obras que não lhes interessam mais, dando a outros leitores a chance de folheá-las e levá-las consigo. Na última semana de junho, o projeto fechou uma parceria com a empresa responsável pela limpeza pública de Curitiba, garantindo que os garis tenham acesso à leitura.

Em dois anos, cerca de 10.000 livros circularam pelos locais participantes. Entre os gêneros literários, há romances, livros adultos, infanto-juvenil, policiais, históricos, ficções, autoajuda, biografias e publicações sobre viagens, artesanato e culinária. “Depois de ler uma determinada obra, o leitor deve passa-la adiante. O importante é saber que o livro foi feito para circular, a menos que o leitor se apaixone pela obra literária”, enfatiza Josiane.

Os locais que ainda não estão inclusos na iniciativa podem se cadastrar por meio do blog do projeto, indicando os gêneros de livros preferidos da comunidade para receber os caixotes e começar a compartilhar literatura. Pessoas físicas podem se cadastrar e participar trocando livros em casa com familiares e amigos. É importante deixar claro que o empréstimo dos livros é ilimitado, sem multas, nem prazo de devolução.

Compartilhar a leitura sem limites

O Freguesia do Livro nasceu como uma ação social voluntária, depois que Josiane e Ângela resolveram fechar o consultório de fonoaudiologia que mantinham juntas e, com a ajuda de Maria Luísa, montaram uma biblioteca infantil na Vila Zumbi dos Palmares, bairro de Colombo, município da capital paranaense. O projeto se espalhou e hoje, além de Curitiba, se faz presente em Foz do Iguaçu, Pontal do Paraná e Chopinzinho, cidades paranaenses e Florianópolis, capital de Santa Catarina.

“Para quem quiser fazer valer a iniciativa em outras regiões e cidades, podemos enviar um guia por e-mail explicando o projeto e a nossa proposta. O importante é fazer o livro circular”, destaca Josiane.

Agora, a ideia é levar a iniciativa aos taxistas da região e trabalhar para que o projeto chegue a um patamar autossustentável nos lugares em que opera. “Os custos são baixos, pois grande parte dos livros que recebemos vem por meio de doações. Agora estamos trabalhando para que o projeto alcance outros lugares”, conclui Josiane.

Fonte: Dialoog Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade