PUBLICIDADE

Professores da UFRJ aderem à greve de universidades federais

Melhores condições de trabalho e valorização salarial de funcionários são algumas das reivindicações

20 jun 2015 - 16h23
Compartilhar
Exibir comentários

Os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira (23). A decisão foi tomada em assembleia da categoria, na tarde desta sexta-feira (19), quando cerca de 400 pessoas se reuniram na Escola de Música, segundo cálculo dos próprios professores. Com isso, eles se juntam aos funcionários e alunos da universidade, que já estavam em greve.

A vice-presidente da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj), Luciana Boiteux, explicou os motivos que levaram os trabalhadores a aprovarem a greve. “O movimento docente nacional vem construindo uma pauta de reivindicações desde o início do ano. Basicamente são cinco pontos: a defesa da universidade pública gratuita, melhores condições de trabalho, reformulação da carreira, contra os cortes de verba para as universidades federais e valorização salarial de funcionários ativos e aposentados”, enumerou Luciana.

Siga Terra Notícias no Twitter

No dia 23 haverá reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para discutir a situação nacional das universidades federais. A diretora do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Claudia March, disse que o movimento vai cobrar que o MEC "apresente qual é a posição do governo em relação à nossa pauta de reivindicações. Estamos há mais de um ano sem nenhuma resposta sobre esta pauta. A nossa expectativa é que consigamos algumas respostas. A greve está se ampliando e se fortalecendo em nível nacional”, disse Claudia.

Sindicato dos funcionários e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) também estão greve
Sindicato dos funcionários e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) também estão greve
Foto: José Lucena / Futura Press

Segundo ela, “a defesa do caráter público da universidade diz respeito a ser contra o corte de verbas e contra a contratação de organização social, que é forma de precarização do trabalho docente". Quanto às condições se trabalho, ela mencionou a falta de salas de aula e a existência de empregados terceirizados, sem salários, além de o ministério impor normas que alteram a vida universitária quanto à gestão de pessoal e normas de progressão.

O sindicato também luta pela reestruturação do quadro de carreira, pela autonomia universitária e pela valorização salarial de docentes e aposentados”, disse a dirigente do Andes.

A deflagração da greve foi tomada em assembleia com quórum dividido. De acordo com as dirigentes sindicais, votaram a favor da greve 193 pessoas e contra a paralisação 167. A UFRJ foi procurada para se pronunciar sobre a deflagração da greve dos professores, mas não deu retorno até a edição desta matéria.

Professores fazem marcha para lembrar violência do dia 29 em Curitiba:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade