PUBLICIDADE

Professores aceitam proposta da prefeitura e encerram greve em SP

24 mai 2013 - 17h54
(atualizado às 20h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Professores municipais se reuniram em frente à prefeitura, no Viaduto do Chá
Professores municipais se reuniram em frente à prefeitura, no Viaduto do Chá
Foto: Marcelo Fortin / vc repórter

Os professores da rede municipal de São Paulo aceitaram em Assembleia nesta sexta-feira proposta da prefeitura e irão encerrar a greve, informou o Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal (Sinpeem). O encontro ocorreu durante a tarde, em frente à prefeitura, no Viaduto do Chá, na capital paulista.

A proposta do executivo municipal era de um reajuste de 11,46% parcelado em três anos - em 2014, 2015 e 2016. Além disso, os professores não terão descontados os dias parados, mas precisarão repor as aulas.

"Não chegamos onde queríamos, nós percorremos um caminho com avanço que poderá criar uma relação melhor com o executivo na cidade de São Paulo", diz Cláudio Fonseca, presidente do Sinpeem. "Garantimos uma vitória política importante, que é o pagamento dos 21 dias de greve. O governo tem de reconhecer o direito de greve, mas não pode sufocar os profissionais da educação com descontos. Em contrapartida, nós nos comprometemos a repor as aulas para não prejudicar os alunos."

Participaram da votação, segundo a Polícia Militar, 800 pessoas em frente ao Viaduto do Chá, sede da prefeitura paulistana. De acordo com o Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), os professores fecharam um acordo após duas reuniões com a prefeitura ao longo do dia.

A Secretaria Municipal de Educação informou, por meio de nota, que ficou acertado um reajuste de de 10,19% a partir de 1º de maio desde ano e mais de 13,43% em maio do ano que vem. Além disso, ficou garantido o pagamento dos dias parados, mediante reposição das aulas. Também foram atendidas reivindicações relacionadas à melhoria das condições de trabalho e aperfeiçoamento profissional.

O modo como as aulas serão repostas ainda será discutido entre os professores e a prefeitura. A partir de segunda-feira, todas as unidades da rede municipal de ensino deverão estar funcionando normalmente.

Com informações da Agência Brasil.

Colaborou com esta notícia o internauta Marcelo Fortin, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade