PUBLICIDADE

Professor preso durante protesto é liberado após intervenção de ministra

21 out 2013 - 12h56
(atualizado às 13h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Um professor preso durante uma manifestação no centro do Rio de Janeiro em 15 de outubro foi liberado após intervenção da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. O professor Paulo Roberto de Abreu Bruno, da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, pesquisava em campo sobre um de seus principais objetos de estudo, os movimentos sociais, quando foi detido e acusado de vários crimes - entre eles, o de fazer parte de organização criminosa.

Na madrugada da última sexta-feira, três dias após os protestos do Dia do Professor, a ministra foi alertada pelo deputado Miro Teixeira (PROS-RJ) sobre a possibilidade do professor ter que passar o final de semana na prisão. Paulo Roberto e mais 30 pessoas detidas com ele estavam na Casa de Custódia Patricia Acioli, em São Gonçalo, mas foram transferidos para o Complexo Penitenciário de Bangú. A presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano, determinou que oficiais de Justiça levassem os documentos necessários ao presídio para possibilitar a soltura.

Apesar de ter sido solto, o professor Paulo Roberto vai responder a processo por diversos delitos, entre eles, o de fazer parte de organização criminosa, nos termos Lei nº 12.850/2013, aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa do Rio. O professor foi liberado da prisão em Bangu junto com outros 18 manifestantes.

Segundo a Fiocruz, Paulo Roberto tem como um dos principais objetos de estudo a pesquisa de movimentos populares urbanos. Desde junho, vem recolhendo material de campo e fazendo registro fotográfico das manifestações no Rio de Janeiro. O professor atua também no campo da saúde coletiva e ambiental tanto em comunidades indígenas amazônicas como em favelas.

Violência no Dia do Professor: veja fotos dos protestos pelo Brasil

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade