PUBLICIDADE

Professor carismático não influi no aprendizado, aponta pesquisa

Para chegar a essa conclusão, conceitos foram apresentados em aula de formas radicalmente diferentes. Professor se mostrou inicialmente articulado e carismático e, depois, muito menos fluente na comunicação

4 jun 2013 - 08h41
(atualizado às 08h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Pense na seguinte situação: você tem duas oportunidades de assistir à mesma aula. Na primeira, o professor é daqueles superarticulados, que falam bem, têm presença, mantêm contato visual, concatenam o raciocínio sem precisar ler notas. Na segunda, o professor é mais hesitante, gagueja, tropeça nas próprias palavras, evita olhar para os alunos e avança na explicação dos conceitos com o auxílio de anotações. Em qual situação você acha que aprenderia mais? Na primeira?

Sim, não é só você que acha isso. A pesquisa “Aparências enganam: fluência do professor aumenta percepção de aprendizado sem aumentar o aprendizado”, recém-publicada no Psychonomic Bulletin and Review, mostra que a quantidade de informação absorvida é muito parecida nas duas situações, apesar de a percepção de aprendizado ser maior no primeiro caso.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade do Estado de Iowa Shana Carpenter, Miko Wilford, Nate Kornell e Kellie Mullaney pediram que o mesmo professor apresentasse um conceito científico específico de duas formas radicalmente diferentes e gravasse essas duas apresentações em vídeo. Na primeira, ele se mostrou articulado e carismático; na segunda, muito menos fluente na comunicação. Nas duas circunstâncias, porém, o conteúdo transmitido era o mesmo.

Com os vídeos prontos, os pesquisadores dividiram 42 estudantes em dois grupos. O primeiro foi exposto à aula “mais fluente” e o segundo à aula “menos fluente”. Ao fim do experimento, os alunos do primeiro grupo tiveram de responder a um questionário em que tinham que fazer um “julgamento de aprendizado”, estimando quanta informação do vídeo eles seriam capazes de se lembrar em 10 minutos. Enquanto isso, participantes do experimento 2 tiveram a oportunidade de ler o conteúdo do vídeo.

Na sequência, os participantes dos dois experimentos responderam a um questionário de avaliação do instrutor, além de perguntas que demandavam uma autoavaliação (como sentiam que haviam aprendido o material). Os que tiveram a oportunidade de assistir à aula mais articulada tinham a sensação de ter aprendido mais que o segundo grupo. No entanto, quando os estudantes foram submetidos a uma avaliação sobre o conteúdo aprendido, pouca diferença foi encontrada entre eles.

Quando tiveram acesso aos resultados do teste, os alunos que tiveram a aula “fluente” se mostraram desapontados com suas notas, enquanto as notas do outro grupo estavam mais relacionadas com suas expectativas. “A percepção dos alunos quanto ao seu próprio aprendizado e a efetividade do professor parecem se basear mais na fluência da aula do que no aprendizado propriamente dito”, afirmam os resultados no estudo.

Com informações da Times Higher Education.

Porvir Porvir
Compartilhar
Publicidade
Publicidade