Prepare sua mochila para o novo ano escolar

  • separator
  • comentários

Tudo que vai para a escola vai na mochila. Nada mais prático. Você carrega nas costas e fica com as mãos livres. Perfeito. Isso se você não quiser levar na mochila, além do material escolar, todos os apetrechos de que gosta e que não têm exatamente a ver com o que vai precisar na escola: joguinhos, bonecas ou bonecos e seus acessórios, caixinhas, aquele pau, pedra ou "fóssil" de um bicho diferente que encontrou nas férias, a camiseta ou boné herdados do irmão ou irmã mais velho, a lanterna que ganhou no Natal.

Cuidado com a saúde ao preparar sua mochila pois a medida não deve ultrapassar 10% do seu peso
Cuidado com a saúde ao preparar sua mochila pois a medida não deve ultrapassar 10% do seu peso
Foto: Getty Images

» O melhor momento para entrar na escola
» Participe da vida escolar de seus filhos

Mas é preciso selecionar bem esses "objetos favoritos" para o bem da sua saúde. Estudos indicam que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do seu peso, porque faz mal à coluna e com o tempo afeta a postura. Se você pesa uns 25 Kg, 10% disso é 2,5 Kg. E como você gosta de fazer o que quer e não o que seus pais recomendam, provavelmente vai carregar esses quilos num ombro só em vez de usar a mochila com as duas alças colocadas nos ombros, como é o certo.

Seguem algumas dicas para a organização da sua mochila:

- Coloque etiquetas com seu nome no material da escola. Se perder algo, saberão que é seu.

- Não tenha preguiça nem venha com a desculpa de que tem medo de esquecer alguma coisa. Selecione antes o que vai usar na escola e só leve o material necessário para as atividades do dia.

- Se levar lanche, acompanhado de suco ou outra bebida, melhor colocar tudo num saco plástico para não correr o risco de melar o material da escola.

- Definido o que precisa levar, passe ao que não precisa, mas gostaria muito. Primeiro, saiba se a escola tem alguma regra sobre isso. Depois, pense se vale a pena correr o risco de perder, esquecer ou alguém levar aquilo que você adora.

- O passo final, antes de fechar o zíper, é distribuir bem o peso dentro da mochila e colocar as duas alças nos ombros.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global

Redação Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade