PUBLICIDADE

Prazo para adesão ao Saresp 2010 termina nesta semana

23 jun 2010 - 16h24
Compartilhar

O prazo para municípios e escolas particulares preencherem o termo de adesão ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) deste ano termina nesta sexta-feira, 25. O termo está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.sp.gov.br ), no link Saresp 2010.

O Governo do Estado vai custear as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras assinarem o convênio com a Secretaria, assim como fez em 2009. Já no caso das particulares, a escola deverá arcar com o custo das provas. No site também se encontra a relação dos documentos que devem ser enviados para o convênio.

Em 2009, o Saresp teve a maior adesão em toda a sua história, contabilizando uma média de 1,5 milhão de alunos em cada um dos três dias de prova. Além da rede estadual, participaram da avaliação estudantes de escolas particulares e municipais. A avaliação é voltada a estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, com objetivo de aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada série/ano.

O que é o Saresp

O Saresp é uma avaliação externa realizada, desde 1996, pela Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

A avaliação é o componente mais relevante do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), utilizado apenas na rede estadual. O Idesp é calculado através de uma fórmula que combina os resultados do Saresp com os dados do fluxo escolar: taxas de aprovação, repetência e evasão escolares, variando numa escala de zero a dez.

A cada ano a Secretaria de Estado da Educação fixa uma meta de evolução do Idesp para cada segmento do ensino dentro de cada escola. As equipes, tanto professores como profissionais de apoio, das escolas que superarem as metas ganham um bônus de até 2,9 salários por ano a mais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade