PUBLICIDADE

Polêmica nos EUA, escola obriga alunas a fazer teste de gravidez

9 ago 2012 - 10h02
(atualizado às 11h47)
Compartilhar

Uma escola pública de Louisiana, nos Estados Unidos, criou polêmica após exigir que estudantes façam teste de gravidez. Caso o resultado seja positivo, ou a aluna se negue a ser testada, ela será suspensa da instituição e terá os serviços oferecidos pela escola para estudar em casa. A medida fez a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) ameaçar recorrer à Justiça e a escola afirmou que poderá mudar as regras. A ACLU enviou carta à instituição dizendo que a norma viola a lei federal de 1972, que pede oportunidades iguais para ambos os sexos.

Hannah Ball, 24 anos, ajeita o cabelo do filho, Kain, 4 anos
Hannah Ball, 24 anos, ajeita o cabelo do filho, Kain, 4 anos
Foto: The Grosby Group

De acordo com a política da escola "qualquer estudante suspeita de estar grávida que se recuse a fazer o teste deve ser tratada como grávida e terá estudos oferecidos para serem feitos de casa. Caso a oferta não seja aceita, a estudante será aconselhada a buscar outras oportunidades educacionais". O diretor da escola, Albert Christman, afirmou que, desde 2006, quando foi implantada a regra, poucas estudantes foram afetadas. "Todas elas voltaram para a escola e terminaram os estudos", contou.

O Centro Nacional de Lei de Mulheres dos Estados Unidos relatou que muitas escolas não percebem que estudantes grávidas devem receber o mesmo tratamento que outros alunos. "Mesmo com grandes avanços para mulheres e meninas na educação desde 1972, escolas americanas continuam barrando alunos que sãos pais e alunas grávidas de atividades, expulsam eles, pressionam para atenderem a programas alternativos e penalizam os estudantes por faltas relacionadas à gestação", disse o Centro no relatório.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade