PUBLICIDADE

Veja 10 curiosidades sobre a primeira viagem do Homem à Lua

Missão americana Apollo 11, tripulada por Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, chegou à Lua em 20 de julho de 1969 - há 46 anos

20 jul 2015 - 08h48
(atualizado em 26/6/2018 às 22h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Missão Apollo 11 chegou à Lua em 20 de julho de 1969
Missão Apollo 11 chegou à Lua em 20 de julho de 1969
Foto: NASA/Handout / Getty Images

Se há uma semana o Homem comemorava a chegada da nave não-tripulada New Horizons para estudar a superfície de Plutão, nesta segunda-feira uma outra missão é lembrada no mundo inteiro. Há exatos 46 anos, em 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11 fez história: foi a primeira vez que o ser humano pisou na Lua.

O foguete Saturn 5, que havia sido lançado quatro dias antes do Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), foi comandado por Neil Armstrong, um veterano em testes de aviões americanos. “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade” foi a frase de Armstrong que ficou na história e sempre é atribuída à missão.

Mas a primeira viagem do homem à Lua também tem outras curiosidades, que talvez você não saiba. Confira, a seguir, algumas curiosidades que o Terra Apoio Escolar e a Aprende! contam para você:

Viemos em paz

Além da bandeira dos Estados Unidos, outro objeto foi fincado em solo lunar pela missão: uma placa de metal, com o seguinte texto: “Aqui, homens do planeta Terra pisaram na Lua pela primeira vez. Julho, 1969 dC. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”.

Da esquerda para a direita: Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin
Da esquerda para a direita: Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin
Foto: NASA/Handout / Getty Images

27 kg de pedras e poeira da Lua

Os astronautas recolheram 27 kg de material lunar, em pedras e em poeira presente na superfície da lua.

Big Brother Lunar

A missão Apollo 11 também instalou outros equipamentos na Lua: um refletor de raios laser, um sismógrafo, uma antena de comunicação, um painel para o estudo dos ventos solares e... uma câmera de TV!

Computador... potente?

O computador do módulo lunar, da nave que desceu com os astronautas na Lua, chamava-se Apollo Guindance Computer (AGC). Ele pesava 32 kg e tinha uma memória RAM de... 2 kb. Para se ter uma ideia, um iPhone 5S, por exemplo, pesa 112 g e tem 1 Gb de memória RAM. Mas vale lembrar: o ano era 1969...

Houston, we have a problem

O AGC, aliás, chegou a falhar antes do pouso da nave, por conta de uma sobrecarga de informações (também pudera, com 2 kb de RAM...). No entanto, a tripulação, submetida a uma preparação bastante intensa, soube contornar o problema. (Ah, a frase “Houston, we have a problem" não tem nada a ver com a missão Apollo 11. Ela ficou famosa no filme Apollo 13).

Bate e volta

A tripulação ficou menos de 24 horas na Lua. A expedição aterrissou às 20h17 (horário do Meridiano de Greenwich) do dia 20 de julho e decolou novamente às 17h54 do dia 21 de julho.

Carregador de piano?

A missão Apollo 11 tinha três tripulantes, mas só dois desceram na Lua: Neil Armstrong e Edwin Buzz Aldrin. Já Michael Collins era o piloto do Módulo de Comando Columbia, que monitorou a atividade dos colegas na órbita lunar e não desembarcou. Até por isso, acabou ficando como o astronauta menos conhecido da missão. Mas, em sua autobiografia, Collins disse não se sentir menos por isso. “Eu era o terceiro de uma equipe de três homens. Não era o ator principal, mas sem o qual os atores principais não poderiam deixar o palco".

Buzz Lightyear

Sim, o nome do astronauta das animações Toy Story foi inspirado em Buzz Aldrin. Buzz, na verdade, era um apelido de infância de Edwin Aldrin, de origem familiar (quando criança, a irmã mais nova chamava o astronauta de buzzer, em vez de brother). Em 1988, ele decidiu incluir "Buzz" em seu nome legal. 

Buzz Aldrin segura um boneco do Buzz Lightyear: nome do personagem da Pixar foi inspirado no astronauta da Apollo 11
Buzz Aldrin segura um boneco do Buzz Lightyear: nome do personagem da Pixar foi inspirado no astronauta da Apollo 11
Foto: Disney

Ah, essas coincidências...

Outro fato curioso sobre a vida pessoal de Buzz Aldrin: o nome de solteira da mãe do segundo homem a pisar na lua era Marion Moon. Lua, em inglês, se diz moon

Cabelos de ouro?

O barbeiro de Neil Armstrong vendeu, em 2005, mechas do cabelo do astronauta a um colecionador por US$ 3 mil (hoje em dia, quase R$ 10 mil). O ato não teve o consentimento de Armstrong e foi levado à Justiça. O barbeiro teve que devolver o dinheiro, que foi doado à caridade pelo astronauta.

Nave revela a existência de montanhas geladas em Plutão:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade