PUBLICIDADE

Pnad: sobe nº de alunos de nível superior na rede particular

PNAD: sobe nº de alunos de nível superior na rede particular

18 set 2009 - 10h05
Compartilhar

De acordo com os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em torno de 76,3% dos estudantes de nível superior no Brasil dependiam da rede particular em 2008. Este número aumentou 0,4 ponto percentual em relação ao ano anterior.

O percentual se mostrou ainda maior na região Sudeste, onde 82,4% dos estudantes do ensino superior freqüentam instituições particulares
O percentual se mostrou ainda maior na região Sudeste, onde 82,4% dos estudantes do ensino superior freqüentam instituições particulares
Foto: IBGE / Divulgação

O percentual se mostrou ainda maior na região Sudeste, onde 82,4% dos estudantes do ensino superior freqüentam instituições particulares. O Sul aparece em segundo lugar com 77,8% de alunos na rede privada e o Centro-Oeste em terceiro com 76,5%, próximo à média nacional.

Os estados com maior percentual de estudantes deste nível na rede pública são os da região Norte do País, rede que atende 37,2% do total do ensino superior.

Ensino fundamental e médio
Já os estudantes de ensino fundamental e médio continuam sendo atendidos prioritariamente pela rede estadual de ensino em todo o País. Em 2008, a maioria expressiva desta população, 88,0% e 86,5%, respectivamente, estava na rede pública.

Do total de estudantes do País - com 4 anos ou mais de idade - a escola pública atende cerca de 79,2% .

Este indicador também se mostrou diferente entre as regiões do Brasil. Na Região Norte, a proporção de estudantes em escolas privadas nestes níveis de ensino também era inferior à verificada nas demais regiões. No Ensino médio, por exemplo, a rede pública atente a 91,8% dos alunos desta região do País. E no Ensino Fundamental, o percentual é ainda maior, 92,2%.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para levantar informações da situação socioeconômica do Brasil, a partir da coleta de dados sobre população, migração, educação, trabalho, família, domicílios e rendimento. Na Pnad 2008, foram pesquisadas 391.868 pessoas e 150.591 unidades domiciliares, distribuídas em todos os Estados e Distrito Federal.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade