PUBLICIDADE

Pior na OAB, faculdade culpa falta de estudo e pegadinhas da prova

Faltando apenas dois dias para mais uma prova da OAB, o Terra entrevistou representante da instituição de ensino com pior desempenho no exame

25 abr 2013 - 07h34
(atualizado às 07h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com índice de reprovação que chega a quase 90%, a prova da OAB é vista com temor por muitos estudantes</p>
Com índice de reprovação que chega a quase 90%, a prova da OAB é vista com temor por muitos estudantes
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

Mais uma edição do Exame de Ordem, prova obrigatória para que os bacharéis em direito possam exercer a profissão, será aplicada em todo o Brasil no domingo. Com índices de reprovação que atingem quase 90% dos candidatos, a prova tornou-se um pesadelo para muitos estudantes e também para instituições de ensino, que a cada resultado veem poucos ou nenhum dos seus alunos serem aprovados. Essa é a situação da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic), de Augustinópolis (TO), que não conseguiu aprovar nenhum candidato no 7º e no 8º exames. O desempenho por instituição de ensino da última edição realizada, o 9º exame, ainda não foi divulgado.

Secretário acadêmico do curso, o professor de direito administrativo e tributário Elton Abreu da Silva atribui o desempenho a dois fatores: falta de estudo dos alunos e pegadinhas na prova. No 8º exame, dos 11 estudantes ou bacharéis formados pela instituição que se inscreveram, 10 compareceram para fazer o exame e nenhum deles conseguiu a aprovação. Na sétima edição, a situação foi semelhante: dos 15 candidatos, nenhum garantiu a carteirinha de advogado.

"O perfil do nosso aluno é de alguém que trabalha o dia inteiro, mora longe, vem para a faculdade à noite e tem um desdobramento enorme para concluir o curso. Na aula, eles recebem o conhecimento básico e, pela dificuldade da prova, precisariam estudar em casa. Mas com o trabalho e todas as dificuldades, isso não acontece", disse em entrevista ao Terra por telefone. Ele citou como exemplo dos problemas enfrentados pela instituição privada a alta taxa de evasão. Cada semestre são selecionados 50 alunos, mas cerca de 10 chegam até o final do curso. 

Segundo o secretário do curso, todos os professores têm especialização e a maioria já concluiu o mestrado. "Claro que o curso deve ser melhorado, estamos sempre trabalhando para isso, mas temos professores muito bons e que têm essa preocupação de melhorar o desempenho na OAB", afirmou. Ele disse que a faculdade já adaptou algumas à metodologia do exame, focando na aplicação de questões objetivas e discursivas que são cobradas pela OAB.

No entanto, Elton Abreu acredita que a instituição não pode se tornar uma espécie de cursinho preparatório para a OAB e ainda critica a elaboração do exame. "Não sou contra a prova, acho ela importante, mas acho que está virando um negócio. A prova não atende ao objetivo proposto pela OAB de medir o aprendizado dos alunos. Virou uma verdadeira cachoeira de pegadinhas para reprovar", completou.

O curso de direito da Fabic é oferecido desde 2007 e vai formar a sua terceira turma. As aulas são oferecidas somente no turno da noite.

1ª fase do Exame de Ordem será no domingo

A primeira fase do 10º Exame de Ordem Unificado, com 80 questões objetivas, será aplicada neste domingo. Pela primeira vez, a área de filosofia do direito está entre os conteúdos abordados nas questões. Outra mudança para esta edição foi feita no horário das provas, que terão início às 13h, seguindo o horário de Brasília, e não mais às 14h como vinha ocorrendo.

Os candidatos terão cinco horas para responder a todas as questões. O edital de abertura do 10º Exame de Ordem Unificado, divulgado no dia 22 de março, está disponível no site da OAB.

A consulta aos locais de prova está disponível no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), basta inserir a seccional e o número do CPF. A segunda fase (prova prático-profissional) será aplicada no dia 16 de junho de 2013.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/50-melhores-e-piores-instituicoes-exame-ordem-2012/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/50-melhores-e-piores-instituicoes-exame-ordem-2012/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade