PUBLICIDADE

Fundeb: PF desarticula organização que fraudou R$ 57 milhões

Segundo a Polícia Federal, os criminosos agiam no Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia e São Paulo; 100 mandados foram cumpridos

13 jul 2015 - 11h51
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal (PF) desarticulou nesta segunda-feira (13) uma organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 57 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). De acordo com a PF, os criminosos, que agiam no Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, fraudavam licitações com apoio de agentes públicos que também participavam do esquema.

Siga Terra Educação no Twitter

De acordo com as investigações que culminaram na Operação Águia de Haia, os criminosos, que agiam desde 2009, iniciaram o esquema em São Paulo e, em seguida, em Minas Gerais. Em 2010, segundo a PF, a quadrilha estabeleceu sua “base principal” de atuação na Bahia, sendo que o esquema chegou a funcionar em 18 municípios baianos, um em Minas Gerais e um em São Paulo.

O que você precisa saber para começar o seu dia (13/07):

Cerca de 450 policiais federais cumpriram 96 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva nos três estados e no DF. Os suspeitos serão indiciados por fraude em licitação, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.

O nome da operação faz referência ao apelido recebido pelo diplomata, jurista, político e escritor Ruy Barbosa durante a Segunda Conferência de Paz, em Haia, em 1907, quando ele notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos estados. Ruy Barbosa foi profundo estudioso da língua portuguesa e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade