PUBLICIDADE

Pesquisadora: crianças aprendem palavrões antes de conhecer o alfabeto

Especialista em linguagem afirma que os falantes do inglês usam um xingamento a cada 140 palavras proferidas

12 abr 2013 - 10h25
(atualizado às 10h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas crianças aprendem a usar palavrões antes mesmo de conhecer o alfabeto, de acordo com um novo estudo que examina problemas na língua inglesa e suas origens. Segundo pesquisa conduzida pela especialista em linguagem Melissa Mohr, os falantes do idioma usam um xingamento a cada 140 palavras proferidas, em uma proporção semelhante ao uso de pronomes como "nós" e "nosso". As informações são do site do Daily Mail.

A preponderância dos xingamentos na linguagem provavelmente explica porque a maioria das crianças sabe ao menos um palavrão por volta dos 2 anos de idade, disse a especialista, que é pesquisadora da universidade americana de Stanford.

Ela afirma em seu um novo livro sobre a linguagem que em torno de 0,7% do idioma é composto por palavrões. As classes mais altas são mais suscetíveis a usar xingamentos. Segundo Melissa, isso remonta à era vitoriana, em que os aristocratas podiam falar o que quisessem como forma de mostrar sua posição na sociedade.

Ainda segundo o estudo, usar palavrões pode ter resultados práticos, como proporcionar alívio da dor se uma pessoa se machuca, por exemplo, quando acerta a mão com um martelo. As expressões também podem ajudar a formar uma solidariedade social, por exemplo, quando trabalhadores usam xingamentos ao falar sobre seus chefes. Isso ajuda a construir um grupo, uma interação social entre as pessoas.

A pesquisadora diz também que o uso de palavrões não é coisa nova, já que os romanos usavam palavras de teor sexual como insultos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade