PUBLICIDADE

Oxford cria prova para garotas em que é impossível tirar 10

Objetivo é mostrar às alunas perfeccionistas que não há problema em errar

24 jun 2013 - 11h13
(atualizado às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários

As alunas de uma respeitada escola privada exclusiva para garotas no Reino Unido estão passando por testes em que é impossível acertar 100% das questões. O objetivo é mostrar a elas que é aceitável não ser uma estudante "perfeita". A Oxford High School for Girls desenvolveu testes matemáticos online como forma de dizer às pupilas que não há problema em não acertar tudo.

No exame, destinado a meninas de 11 anos, as questões vão se tornando mais e mais difíceis até que a estudante atinja o limite de suas capacidades. Então, passam a ser propostas perguntas que ela não consegue responder. A iniciativa pode dar origem a provas em outras instituições de ensino caso seja bem-sucedida nesse colégio - em que a matrícula anual custa 12 mil libras esterlinas (cerca de R$ 42 mil) e 92% das alunas tirou nota máxima no General Certificate of Secondary Education, espécie de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do Reino Unido.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/ranking-melhores-cursos-brasileiros/iframe2.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/ranking-melhores-cursos-brasileiros/iframe2.htm">veja o infográfico</a>

Uma das responsáveis pela implementação dessa medida, Helen Fraser informou ao jornal The Sunday Times que a ideia ajudaria as garotas a entender que "a perfeição é inimiga do aprendizado". Já o professor e especialista em educação Alan Smithers, da Universidade de Buckingham, disse que os testes deveriam ser aplicados a meninos também.

"Quanto mais difícil a pergunta, mais provável é que a criança desenvolva a capacidade de respondê-la", garantiu Smithers ao Daily Telegraph. "Um resultado disso é que as crianças podem aprender que você não pode ser bom em tudo - e, se falhar, o mais racional a fazer é perguntar o porquê."

Melhores universidades

Melhores universidades: veja os rankings divulgados em 2013

Fonte: Informações do Daily Mail.
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade