PUBLICIDADE

Olimpíada de Matemática: MG é o Estado campeão de medalhas

28 nov 2014 - 18h15
(atualizado às 18h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado da décima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição teve 18 milhões de participantes e foram premiados 6.501 estudantes, sendo 501 com medalha de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 42.043 menções honrosas. No ano passado, foram 6 mil medalhistas. E, pelo oitavo ano consecutivo, Minas Gerais foi o Estado com o maior número de medalhistas.

Minas Gerais teve o melhor desempenho tanto no número total quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada, são 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas para o Estado. São Paulo ficou em segundo, com 

A atividade ocorre desde 2005 e tem os objetivos de incentivar o estudo da matemática  e revelar talentos. A coordenadora da Obmep, Mônica Souza, lembra que o trabalho não se restringe às provas da competição.

“Nós já temos resultados, porque a Obmep não se resume só às provas, é todo um acompanhamento do aluno. O aluno premiado com medalha é convidado a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior. Depois que ele termina o ensino médio e entra na faculdade pode concorrer à bolsa do Programa de Iniciação Científica e Mestrado. Com isso nós temos um acompanhamento desse aluno, nós queremos incentivar esse aluno a seguir carreira científica”, disse.

Mônica explica que, para isso, o Impa oferece diversos materiais de suporte aos alunos e professores. “Além desse acompanhamento do aluno, nosso objetivo também é prover as escolas com material de qualidade, todas as escolas têm acesso na base pública da Obmep ao banco de questões, solução das provas. Agora nós temos o Portal da Matemática - vídeos com aulas que abrangem do sexto ano do ensino fundamental ao ensino médio”.

Este ano, participaram alunos de 46.712 escolas de 5.533 municípios, o que corresponde a 99,41% das cidades brasileiras. As provas da primeira fase foram aplicadas em maio e da segunda, em setembro. A lista dos premiados pode ser consultada no site www.obmep.org.br.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade