PUBLICIDADE

O que você sabe sobre a 1ª Guerra Mundial? Faça o teste

27 out 2012 - 09h53
(atualizado em 29/10/2012 às 09h26)
Compartilhar

Tímida, modesta e tardia: assim pode ser traduzida a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial. Em uma época em que potências europeias causaram o caos no mundo por defender seus nacionalismos, militarismos, revanchismos e corridas armamentistas, o clima de tensão entre os países do Velho Continente explodiu em 1914. Inicialmente com os envolvidos divididos em Entente (Inglaterra, França e Rússia) e Aliança (Alemanha, Itália e o Império Austro-húngaro), a guerra passou por diversas fases e entrada de novos países.

Fim da Primeira Guerra Mundial foi decretado em 1918
Fim da Primeira Guerra Mundial foi decretado em 1918
Foto: Wikimedia / Divulgação

Primeiramente neutro, o Brasil decidiu se posicionar após os ataques aos seus navios mercantes, afundados por submarinos das forças alemãs. No dia 27 de outubro de 1917, o presidente da época, Wenceslau Braz, declarou oposição à "aliança germânica" e apoio à Tríplice Entente, enviando médicos e aviadores auxiliados pela patrulha das forças inglesas, além de enviar parte da marinha brasileira para monitorar o Oceano Atlântico.

Um ano após a entrada do Brasil, o fim da 1ª Guerra foi decretado em 1918, com o Tratado de Versalhes. O País saiu com saldo positivo de sua participação no combate: viu sua economia crescer com a exportação de matérias-primas e produtos agrícolas para os países em guerra e o florescimento da industrialização nacional.

QUIZ

FAÇA O TESTE:
O que você sabe sobre a 1ª Guerra Mundial e sobre a participação brasileira no conflito?

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade