PUBLICIDADE

Doodle do Google celebra Beethoven: veja 5 fatos sobre ele

Em seu 245ª aniversário, compositor alemão ganhou um dos famosos doobles animados do Google

17 dez 2015 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta-feira (17), o Google está comemorando o 245ª aniversário do compositor alemão Ludwig van Beethoven com um de seus famosos doobles animados. As informações são do site do jornal The Independent.

Siga Terra Diversão no Twitter

Siga Terra Educação no Twitter

O músico nasceu em 1770 na cidade de Bonn, que integrava parte do Sacro Império Ramano, e se tornou um dos compositores mais célebres de todos os tempos. Confira algumas curiosidades sobre o lendário artista:

1 – Não há registro paroquial preciso sobre sua data de nascimento

Google celebra o 245ª aniversário do compositor
Google celebra o 245ª aniversário do compositor
Foto: Getty Images

A data 17 de dezembro é o dia em que Beethoven foi batizado, mas os historiadores acreditam que ele pode ter nascido alguns dias antes.

2 - Ninguém sabe realmente por que ele perdeu a audição

Beethoven começou a perder a audição quando tinha cerca de 26 anos de idade e na última década de sua vida era completamente surdo.

Não existe consenso sobre como ele começou a perdê-la, mas o compositor sofria de uma forma severa de zumbido, o que significa que ele ouvia uma grave "toque" em seus ouvidos.

Uma autópsia após a sua morte, em 1827, relatou que ele havia tido um "ouvido interno distendido" e que tinha desenvolvido as lesões ao longo do tempo.

3 - Apesar disso, ele compôs algumas de suas obras mais célebres depois que ficou surdo

Por volta de 1811, o alemão estava completamente focado em compor. Ele se sentia solitário e isolado depois que se retirou da sociedade e dizia-se “assombrado por toda parte como um fantasma”. No entanto, produziu algumas das sinfonias mais renomadas.

A famosa Nona Sinfonia foi composta três anos antes de sua morte.

4 - Escreveu o hino da União Europeia

Em 1972, o Conselho da Europa votou a favor de adotar a "Ode à Alegria" da Nona Sinfonia de Beethoven como o oficial "Hino da Europa".

Também foi usado temporariamente como hino nacional do Kosovo quando teve sua independência declarada, em 2008, até que a criação de uma canção oficial fosse adotada mais tarde, naquele mesmo ano.

A obra foi composta em 1823 a partir de um poema escrito pelo poeta alemão Friedrich Schiller em 1785, chamado An die Freude (To Joy).

5 - Ele não teve sorte no amor

A vida amorosa de Beethoven foi complicada pelo sistema de classes de início do século 19 em Viena. Ele se apaixonou por uma jovem condessa chamada Julie em 1801, mas não podia se casar com ela porque era plebeu.

Poucos anos depois, conheceu e se apaixonou por Josephine Brunswick, depois que começou a dar aulas de piano em 1799.

Mais tarde, ela se casou e ficou viúva em 1804, porém ela não se casou com Beethoven por medo de perder a custódia de seus filhos aristocráticos.

Ele escreveu-lhe, pelo menos, 15 cartas de amor durante a sua vida. Acredita-se Josephine é o destinatário misterioso de sua famosa carta de amor Amada Imortal, escrita em 1812.

Animais são atraídos com música clássica no Japão:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade