PUBLICIDADE

Pronatec será aberto a estudantes que concluíram o ensino médio

5 dez 2012 - 12h44
(atualizado às 19h31)
Compartilhar
Diogo Alcântara
Direto de Brasília

A presidente Dilma Rousseff ampliou nesta quarta-feira o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) a alunos que já concluíram o ensino médio. Ela editou uma medida provisória e um decreto para regulamentação do tema.

"Aqueles que já terminaram o ensino médio e quiserem voltar a ter um curso profissionalizante, as portas do Senai e dos Institutos Federais estarão abertas", adiantou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Encontro Nacional da Indústria, em Brasília.

Criado em 2011, o programa atendeu mais de 2,5 milhões de pessoas e a meta é chegar a 8 milhões até 2014. O Pronatec oferece, através dos institutos federais e estaduais de educação e do Sistema S, cursos de educação profissional e tecnológica a jovens e trabalhadores.

Dilma inaugurou ainda 35 unidades de institutos federais em 19 Estados que, segundo o Ministério da Educação (MEC), quando estiverem em pleno funcionamento, terão capacidade para 1,2 mil estudantes.

Das vagas ocupadas desde a criação do programa, 788.979 foram matrículas em cursos técnicos e 1.732.439 em formação inicial (destas, 548.626 por meio do programa Bolsa-Formação Trabalhador e 1.183.813 resultantes de acordos de gratuidade com o Sistema S).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade