PUBLICIDADE

Ufes aprova reserva de 50% das vagas para cotas em todos os cursos

25 out 2012 - 18h44
Compartilhar

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) aprovou nesta quinta-feira a reserva de, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A reserva será aplicada em todos os processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação, por curso e por turno.

Destes 50%, metade das vagas (25%) serão reservadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. A outra metade será para estudantes que cursaram o integralmente o ensino médio em escolas públicas, mas possuem renda familiar per capita superior a 1,5 salário-mínimo. Dentro de cada faixa de renda, uma proporção igual à soma de pretos, pardos e indígenas na população do Espírito Santo, segundo o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será reservada, por curso e por turno aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Com a decisão do Cepe, a Ufes cumprirá integralmente, já no vestibular de 2013, a lei nº 12.711, conhecida como Lei de Cotas, sancionada este ano pela presidente Dilma Rousseff. O sistema de inclusão social anteriormente adotado pela Universidade estabelecia a reserva de vagas, entre 40% e 50% dependendo do curso, para alunos com renda média familiar de até sete salários mínimos mensais e que tenham cursado, no mínimo, quatro séries do ensino fundamental e todo o ensino médio ou curso equivalente, exclusivamente em escola pública no Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade