PUBLICIDADE

Greve suspende matrícula do Sisu na Federal do Ceará

29 jun 2012 - 12h42
(atualizado às 17h46)
Compartilhar

Omar Jacob
Direto do Rio de Fortaleza

Atendendo orientação nacional da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), o comando de greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiu não permitir a execução da matrícula da primeira chamada dos candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Faça o simulado do Enem com gabarito e respostas comentadas

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Até R$ 3 mil: veja quanto custa estudar nas melhores escolas do Enem

As falhas do Enem: em 2011, de novo, exame não passou no teste

A reitoria da UFC informou que constatou a impossibilidade de matrícula dos candidatos às 8h30 de hoje e que resolveu suspender temporariamente o processo até que todos os candidatos tenham tranquilidade e segurança para concluí-lo.

A UFC garantiu ainda que as vagas dos candidatos aprovados no Sisu estão garantidas, apesar do movimento dos grevistas. A instituição informou, ainda, que a matrícula será efetuada assim que o impasse entre trabalhadores e grevistas for solucionado pelo Ministério da Educação.

O prazo para a matrícula no Sisu em todo o País termina no próximo dia 9 de julho, de acordo com o site do programa na internet.

Sistema de Seleção Unificada

Mais de 642 mil estudantes de todo o País se inscreveram para o programa, que oferece 30 mil vagas em instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre de 2012. A concorrência ficou em 21 candidatos por vaga.

O Sisu é uma ferramenta criada pelo MEC para unificar a oferta de vagas em universidades federais por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituiu o vestibular tradicional de algumas instituições. Puderam disputar as vagas desta edição os estudantes que fizeram a prova em 2011.

No total, o sistema registrou 1.245.437 inscrições, já que cada aluno pode escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. A instituição que recebeu o maior número de inscrições é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 152.196. Na lista das mais procuradas pelos candidatos estão também a Universidade Federal do Ceará (108.574 inscrições), a Universidade Federal do Maranhão (103.829), a Universidade Federal do Paraná (80.483) e a Universidade Federal de Ouro Preto (60.136).

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade