PUBLICIDADE

Alunos da USP bloqueiam rua durante protesto em São Paulo

22 mai 2012 - 12h28
(atualizado em 23/5/2012 às 10h44)
Compartilhar

Thiago Tufano
Direto de São Paulo

Alunos bloquearam parte da rua Alvarenga, em São Paulo
Alunos bloquearam parte da rua Alvarenga, em São Paulo
Foto: José Roberto Dias / vc repórter

Cerca de 80 estudantes da Universidade de São Paulo (USP) protestam em frente à Procuradoria Geral da USP para exigir o fim dos processos e nenhuma punição aos alunos que ocuparam o prédio da reitoria e se manifestaram politicamente contra a polícia e a privatização da universidade no campus, em novembro do ano passado. No local, estão sendo tomados os depoimentos dos envolvidos. A previsão é de que o processo dure até o final da tarde de hoje.

Um panfleto distribuído pelos estudantes afirma que o processo trata-se da "maior onda de repressão e perseguição política na universidade desde a ditadura militar". Ainda segundo o documento, na última quarta-feira cerca de 500 estudantes teriam ido à Procuradoria Geral da USP para exigir que seus colegas não sejam punidos.

Augusto Rolim Saraiva, de Brasília, cursa o primeiro semestre de geografia na USP e vai depor no dia 13 de junho. Segundo ele, o reitor da instituição está tomando todas as decisões, e a pena é a eliminação, ou seja, a pessoa que for punida não poderá ser professor, funcionário ou prestar vestibular novamente para a universidade. "Queremos o fim dos processor e depoimentos, por que eles não seguem os parâmetros da constituição", afirma. Ainda segundo o aluno, o reitor pretende demitir por justa causa os funcionários que estão depondo.

Policiais estão acompanhando o movimento para garantir a segurança, mas a manifestação é pacífica. Não há sequer gritos de ordem e até as 13h não havia sido registrada nenhuma ocorrência.

Como alguns dos estudantes estão sentados no meio da rua Alvarenga, em frente ao número 1416, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) negociou que uma das quatro faixas da rua, que tem sentido único, seria liberada para a passagem de carros, da Floriano Peixoto até a Vital Brasil. Um desvio alternativo está sendo feito pela Moncorvo Filho, o que aumentou o fluxo na região, chegando a causar transtorno na Raposo Tavares e até mesmo na Marginal Pinheiros. Outro desvio pode ser feito pelas avenidas Afrânio Peixoto e Valdemar Ferreira.

Vc Repórter

Colaborou com esta notícia o internauta José Roberto Dias, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Participe você também! Mande fotos, textos ou vídeos de assuntos que considere relevante. Ele será avaliado e poderá ser publicado no portal.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade