PUBLICIDADE

vc repórter: sustentável, escola de SC faz paredes com caixas de leite

23 abr 2012 - 17h08
Compartilhar

A Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, resolveu inovar e usar a sustentabilidade para encerrar um grande problema nas salas de aula. As altas temperaturas no interior das classes eram motivo de muita reclamação por parte dos alunos, mas a escola fez alguns estudos e irá instalar mantas feitas de caixas de leite nas paredes.

Em contato com o Terra, a diretora Roseli de Andrade afirmou que apenas com cortinas feitas com esse material a temperatura das salas já diminuiu cerca de 2ºC. Estima-se que com a instalação de paredes com caixas de leite, que deve ficar pronta nos próximos dias, a temperatura caia mais 8ºC.

"É um projeto de nossa escola sustentável. Estamos trabalhando o reaproveitamento de materiais e as caixas de leite têm várias funções. Fizemos uma reunião e um dos parceiros, que é um artista plástico, sugeriu fazer essas mantas", afirmou Roseli. De acordo com a diretora, as caixas são abertas, lavadas, secas e costuradas para que não tenham passagem de calor e frio.

A sustentabilidade é a marca da Visconde de Taunay. Além das caixas de leite nas paredes e cortinas, a escola tem também campanhas de redução do lixo em sala de aula. Outro ponto que a escola faz questão de ensinar aos alunos é o reflorestamento. No último sábado foi feito o plantio de 100 mudas de árvore na região do estacionamento da escola, dando origem ao Quintal Biodiverso.

"Nosso próximo passo é construir bancos, mesas e cadeiras com a própria terra tirada do local. Essa técnica chama-se Adobe. Duas professoras irão para Goiás fazer um curso sobre essa maneira sustentável de construir móveis e até mesmo casas. Usaremos a pintura natural nesses objetos", afirmou Roseli.

A Visconde de Taunay trabalha com crianças de 5 a 14 anos e procura ensinar conceitos de sustentabilidade em todas as disciplinas. "Usar os recursos naturais para o bem-estar nesse momento e causar o mesmo bem-estar a futuras gerações. Esse é nosso conceito. Não podemos prejudicar as futuras gerações. Queremos que essas ações saiam dos muros da escola e passem para as casas dos alunos, depois para o bairro, para outras cidades e para o País todo. Não temos que esperar o governo. Isso tem que vir de baixo para cima e não de cima para baixo".

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Sustentabilidade está presente em todas as disciplinas da Visconde de Taunay
Sustentabilidade está presente em todas as disciplinas da Visconde de Taunay
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade