PUBLICIDADE

RJ: professores da rede estadual param em defesa da escola pública

Professores da rede estadual param em defesa da escola pública

28 mar 2012 - 09h05
(atualizado às 09h07)
Compartilhar

Os profissionais das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro fazem nesta quarta-feira, 28 de março, uma paralisação de 24 horas. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (Sepe), os cerca de 80 mil professores e funcionários das 1.640 escolas da rede estadual também devem participar da grande Marcha em Defesa da Escola Pública, que está sendo promovida pelo sindicato e diversas entidades que integram o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública.

A concentração está marcada para as 15h, na Candelária. De lá professores, funcionários e alunos das escolas públicas estaduais, municipais, universidades federais e estaduais no Rio de Janeiro, escolas técnicas e entidades do movimento civil ligadas ao setor educacional seguirão em direção à Cinelândia, onde será realizado um ato-show em defesa da Educação.

Segundo o Sepe, a mobilização tem o objetivo de denunciar as "péssimas condições" da Educação Pública, e cobrar mais investimentos, menos privatização e mais qualidade. As unidades da FAETEC (escolas técnicas estaduais), do Colégio Pedro II e Universidades públicas que funcionam na capital e interior já confirmaram a presença na passeata. Do interior do estado virão caravanas com profissionais e estudantes que trabalham e estudam em unidades do Grande Rio e municípios do interior.

Esta é a terceira paralisação que a categoria realiza em 2012, desde que a Campanha Salarial foi aberta no início de fevereiro. Os profissionais de educação da rede estadual reivindicam 36% de reajuste salarial, conforme deliberação de assembleia da rede estadual, levando em conta o aumento da arrecadação estadual, além de 1/3 da carga horária para planejamento extraclasse e o fim do Programa Autonomia, entre outros pontos.

Professores de Curitiba (PR) sairam às ruas nesta quarta-feira para protestar por mais investimento na educação
Professores de Curitiba (PR) sairam às ruas nesta quarta-feira para protestar por mais investimento na educação
Foto: Fernando Gonçalves / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade