PUBLICIDADE

Unicamp lança projeto para incentivar leitura entre alunos

27 mar 2012 - 14h38
(atualizado às 14h43)
Compartilhar

Com o objetivo de incentivar a leitura entre os alunos da graduação, a Unicamp lançou ontem o projeto Estante Literária. A ideia é selecionar e premiar os 10 melhores leitores da universidade ao final de cada ano. Nesta primeira edição, o primeiro colocado ganhará uma viagem para feiras internacionais do livro, como as de Guadalajara, Frankfurt ou Paris. Os demais receberão vale-livros.

Sofia, 5 anos, mostra paixão pela literatura. Mas o caso dela não é regra nos lares brasileiros
Sofia, 5 anos, mostra paixão pela literatura. Mas o caso dela não é regra nos lares brasileiros
Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

O projeto, que de acordo com a Unicamp é inédito entre as universidades públicas brasileiras, será viabilizado por meio de um site vinculado ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). "Trata-se de uma iniciativa da reitoria para incrementar a formação geral e o espírito crítico dos estudantes", disse o reitor Fernando Ferreira Costa. Segundo ele, é importante não apenas incentivar, mas também reconhecer os alunos que leem boa literatura.

"A ideia é estimular a leitura para além das disciplinas que os alunos estão cursando", explica o pró-reitor de Graduação Marcelo Knobel. "Uma leitura mais diversificada, com obras da literatura nacional e mundial, certamente contribui para uma formação mais abrangente", completa.

Para participar, o interessado deve se cadastrar no site sae.unicamp.br/estante, onde poderá constituir a própria estante literária numa plataforma virtual. Nela, os participantes deverão relacionar os livros que leram ou estão lendo, no período de janeiro a dezembro, acompanhados ou não de uma resenha crítica.

Caberá a uma comissão julgadora escolher os 10 estudantes que serão premiados. O critério para a premiação não estará relacionado à quantidade de livros lidos, mas à coerência da lista de leitura e à qualidade das resenhas. As regras para participação e premiação serão apresentadas em edital a ser publicado nos próximos dias.

"Os participantes só poderão relacionar obras literárias. Livros técnicos, teóricos ou didáticos, específicos das disciplinas de cada curso, não serão aceitos", avisa o coordenador do SAE Leandro Medrano. Além de concorrer aos prêmios, os participantes poderão promover a troca de livros e acompanhar um "ranking" das obras mais lidas no campus.

"Com essa iniciativa, a Unicamp pretende contribuir para a formação não apenas de estudantes tecnicamente capazes em suas áreas de atuação, mas também de cultura abrangente, diversificada e crítica", completa Medrano.

Dois nomes de reconhecimento nacional já estão definidos para compor a comissão avaliadora. Os escritores Alcir Pécora e Paulo Franchetti, ambos professores de Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). "Trata-se de um programa da maior relevância, que não só incentiva o gosto pela leitura, mas ainda promove a troca de impressões e desenvolve o senso crítico dos leitores", diz Franchetti, que também é diretor da Editora da Unicamp.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade