PUBLICIDADE

USP entra para o 'top 100' das universidades de maior reputação

USP entra para o 'top 100' das universidades de maior reputação

14 mar 2012 - 21h03
(atualizado em 16/3/2012 às 16h29)
Compartilhar

Divulgado na noite desta quarta-feira pelo instituto britânico Times Higher Education (THE), o ranking das melhores universidades do mundo em relação à reputação coloca a Universidade de São Paulo (USP) no seleto grupo de instituições de ensino mais bem avaliadas por acadêmicos de diversos países. Listada pela primeira vez no ranking, a USP aparece entre as 70 melhores. No topo da lista está mais uma vez a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.

A Universidade de São Paulo (USP) está entre as instituições de ensino com a maior reputação no mundo
A Universidade de São Paulo (USP) está entre as instituições de ensino com a maior reputação no mundo
Foto: Marcos Santos / Divulgação

THE: veja as melhores universidades em reputação

O ranking foi montado a partir de uma pesquisa para convidados com respostas de pelo menos 17 mil acadêmicos e pesquisadores de 137 países. Os resultados reforçam a posição predominante das universidades americanas. Na lista das 10 melhores estão sete instituições dos Estados Unidos, duas do Reino Unido e uma do Japão. No total, das 100 universidades que receberam a melhor reputação, 19 países estão representados, sendo que a USP é a única brasileira na lista.

No levantamento, os acadêmicos entrevistados apontaram as 15 instituições com melhor desempenho em suas áreas de estudo. Depois de Harvard - que alcançou a pontuação máxima no ranking - aparecem o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), também americano, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Stanford (EUA), Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA), Universidade de Oxford (Reino Unido), Universidade de Princeton (EUA), Universidade de Tokyo (Japão), Universidade da Califórnia - Los Angeles (EUA) e Universidade de Yale (EUA).

Esse é o segundo ano que o ranking de reputação é divulgado. No ano passado, a USP não aparecia na lista e, nesta edição, a instituição paulista se destaca como a única da América Latina. "A Universidade de São Paulo tem muito a celebrar. Esse resultado pode ser um sinal do crescimento da confiança mundial em relação ao ensino no Brasil", afirma o editor do Times Higher Education, Phil Baty. Segundo ele, o resultado ajuda a atrair professores, pesquisadores, estudantes e investimentos estrangeiros que podem contribuir para melhorar ainda mais o desempenho da instituição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade