PUBLICIDADE

MG: detentos aprovados no Enem ingressam no ensino superior

NEY RUBENS

10 fev 2012 - 10h40
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte

Cinco detentos do Sistema Prisional de Minas Gerais vão cursar o ensino superior em faculdades e universidades a partir deste mês. Segundo a Secretária de Estado de Defesa Social (SEDS), eles foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e como tiveram boas notas receberam bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Quatro deles cumprem pena na Penitenciária José Maria Alkmin, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, e um no Presídio de Pouso Alegre, no Sul do Estado.

Segundo a Seds, os presos Roberto da Silva Pereira, 28 anos, que está no regime fechado, e Arllan Gonçalves Martins, 24 anos, do regime semiaberto, vão cursar Ciências Econômicas na Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD), por meio do ensino a distância. "Estou bastante animado para começar as aulas. É bom poder usar o tempo que estou preso para estudar, para que não seja um tempo perdido. Vou sair daqui com uma formação, o que vai ser bom para o meu currículo", afirmou Pereira.

Já Lázaro Jordão Pimentel, 30 anos, do regime fechado, também fará a modalidade a distância, do curso de Marketing, na Faculdade Anhanguera. Os três detentos estudarão dentro da própria unidade prisional, por meio de computadores disponibilizados pela penitenciária e serão acompanhados pela pedagoga da unidade.

O quarto detento que terá a oportunidade de ser formar em um curso superior é José Carlos da Silva, 44 anos, fará o curso presencial de Comunicação Assistida na PUC Minas em Belo Horizonte, após o recebimento da autorização judicial para o estudo.

O quinto preso contemplado com a bolsa de estudos financiada pelo governo federal é Alexsandro Camargo dos Santos, 35 anos, de Pouso Alegre, sul de MG. Ele foi aprovado no Enem Prisional e selecionado para uma bolsa de estudos integral na Universidade Paulista (UNIP). Vai cursar Gestão da Tecnologia da Informação por meio da modalidade a distância.

"Nunca imaginei que iria fazer faculdade de dentro de um presídio. Estou muito motivado e contente", comemorou. Ainda de acordo com a Seds, com a aprovação desses cinco detentos e o ingresso deles no ensino superior, sobe para 17 o total de presos em Minas Gerais matriculados em faculdades e universidades.

Atualmente, segundo dados da secretaria, cerca de 5,5 mil presos estudam enquanto cumprem pena em unidades prisionais mineiras. Pelo estudo, eles têm redução da pena: a cada 12 horas de estudo, eles conseguem diminuir um dia da pena a ser cumprida.

Enem Prisional

As provas do Enem Prisional foram realizadas nos dias 28 e 29 de novembro de 2011. Em Minas Gerais, 795 detentos de 43 unidades se inscreveram para o exame com o objetivo de conquistar o certificado de conclusão do Ensino Médio ou se candidatar a vagas em instituições de Ensino Superior. Dos 795 inscritos, 640 realizaram a prova.

Este foi o segundo ano em que as provas aconteceram em unidades prisionais de Minas Gerais. O número de participantes em 2011 foi três vezes maior que no ano anterior, quando 233 presos se inscreveram e 221 realizaram. No primeiro dia de prova foram avaliados os conteúdos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e no segundo dia os conteúdos abordados foram Linguagens, Códigos, Matemática e Redação.

As provas do Enem Prisional foram realizadas nos dias 28 e 29 de novembro de 2011. Em Minas Gerais, 795 detentos se inscreveram para o exame
As provas do Enem Prisional foram realizadas nos dias 28 e 29 de novembro de 2011. Em Minas Gerais, 795 detentos se inscreveram para o exame
Foto: SEDS-MG / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade