Dicas: aprenda brincando com quatro jogos de tabuleiro
Quatro jogos de tabuleiro para aprender brincando
12 fev2012 - 08h36
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Tempo de férias também pode ser sinônimo de aprendizado. Mas, calma, ninguém está sugerindo que você troque o litoral por uma sala de aula no verão. É possível aprender brincando. É o que defende Marcus Vinícius Nunes, que escreveu com José Ricardo Martins os livros 100 Jogos Psicomotores - uma prática relacional na escola e 245 Jogos Lúdicos - para brincar como nossos pais brincavam.
De acordo com o mestre em Ciência da Educação, jogos e brincadeiras educativas são tão eficazes como (ou até mais) o modelo vertical, em que o professor fala e o aluno escuta. "No momento em que o estudante é um sujeito do aprendizado, e não um mero coadjuvante, o conteúdo é melhor absorvido", defende. Além disso, Nunes afirma que a motivação de uma brincadeira - e até mesmo da competição gerada por ela - incentiva o aluno, que passa a se atentar mais no jogo e a desenvolver um maior raciocínio lógico com o objetivo de ganhar.
Apesar de afirmar que a maioria dos professores não costuma fazer uso de jogos como ferramenta de ensino em sala de aula, o professor defende sua adesão. "Não entendo por que não é mais utilizado pelas escolas, não sei se é por falta de conhecimento ou descrença. Mas é extremamente eficaz". O especialista atenta para o fato de que o educador deve sempre investir em jogos nos quais o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença aquele que descobrir as melhores estratégias, pois é assim que o estudante de fato aprende.
Para tornar suas férias mais interessantes (e educativas), o Terra lista quatro jogos que, além de divertidos, desenvolvem seu raciocínio lógico em diversos conteúdos escolares. Confira na galeria no topo da página.
Perfil para história Ganha o jogador que for melhor em conhecimentos gerais. O jogo Perfil consiste em adivinhar o ano, a pessoa, o local ou o objeto de uma carta em questão. O jogador deve adivinhar a resposta certa por meio de dicas dos outros participantes. Em uma carta do ano 1968, por exemplo, a pessoa deve ouvir dicas como: "Martin Luther King foi assassinado" ou "Aconteceu uma revolução em maio na França". Quanto menos dicas o jogador precisar, mais pontos irá ganhar
Foto: Grow / Divulgação
Scrabble para português Cada jogador ganha sete letras sorteadas que ficam dispostas em um suporte de madeira. Assim, o jogo consiste em formar novas palavras com as sete letras iniciais, ligadas a uma ou mais palavras já existentes no tabuleiro. O jogador soma os pontos das letras de todas as palavras que formou, incluindo as já colocadas. A brincadeira é um ótimo exercício de ortografia e de vocabulário. As mais comuns, como A e O, valem um ponto. A letra X, por exemplo, vale oit
Foto: Mattel / Divulgação
Banco Imobiliário para matemática Um jogo nos quais propriedades, como carro e casa, são vendidos e comprados, tornando alguns jogadores ricos e levando outros a falência, é de fato uma prática da matemática. A brincadeira envolve conceitos como juros, taxas e parcelas, reforçando o aprendizado de matemática financeira
Foto: Estrela / Divulgação
War para geografiaO tabuleiro mostra um mapa do mundo dividido em seis regiões: Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania. Cada jogador recebe uma carta com um determinado objetivo, e quem completar antes sua tarefa é o vencedor. O jogo é disputado em rodadas, e os participantes devem colocar seus exércitos para atacar os oponentes. Por trabalhar com conceitos de território e localização geográfica, War pode ser ótimo para desenvolver conhecimentos emgeografia