PUBLICIDADE

Aprenda botânica cuidando das plantas no quintal de casa

2 fev 2012 - 08h31
Compartilhar

A botânica é o campo da biologia que estuda a vida de plantas e algas - e também é conhecida como biologia vegetal. São inúmeros vegetais existentes ao redor do mundo, cada um com características específicas. Longe da sala aula, há maneiras mais fáceis de assimilar esse conteúdo - um deles é observando as plantas no quintal de casa. O professor de biologia Tiago Gouveia, do Sistema Poliedro, de São José dos Campos, dá algumas dicas de botânica que podem ser aplicadas no dia a dia.

Cuidar do jardim pode ser uma maneira de aprender mais sobre botânica
Cuidar do jardim pode ser uma maneira de aprender mais sobre botânica
Foto: Getty Images

Na direção do sol

Já notou que as plantas, conforme crescem, tendem a se curvar em uma direção? Gouveia explica que esse fenômeno acontece devido à busca por luz, elemento essencial para que a fotossíntese (processo de produção de energia) ocorra. "A gente pode comparar a planta a uma pessoa que caminha em direção a um prato de comida. A luz é o alimento dela, e o sol é sua principal fonte", ilustra o professor. Outra análise parte do entendimento que um organismo vivo reage a estímulos. Os raios solares cumprem esse papel sobre as folhas, e a reação é a movimentação e a curvatura das plantas.

O cacto precisa receber água todos os dias?

O cacto é uma planta peculiar, que se adapta a climas quentes e áridos, como o deserto, onde costuma chover uma ou duas vezes ao ano, explica o professor de biologia. Para sobreviver, a planta tem um tecido especial responsável pela armazenagem de água: o parênquima. Dessa reserva, retira a água e os nutrientes necessários para um longo período, sem a necessidade de ser regado todos os dias.

Posso plantar qualquer árvore no quintal de casa?

Quando se planta uma árvore, deve-se pensar na finalidade: umidificar o ar, fornecer sombra, oferecer frutos, por exemplo. É de acordo com o objetivo e as características de cada uma que se define a espécie mais adequada para o plantio. "Algumas árvores não devem ser plantadas próximas a calçadas e áreas de passeio. Por exemplo, as de raízes tabulares - típicas de árvores de grande porte e que ficam expostas sobre a terra -, podem ser um obstáculo para pedestres e até danificar calçadas", explica o professor. O tipo de folha também deve ser observado. "Algumas árvores trocam de folhas em certa época. Essa queda pode trazer muita sujeira e entupir bueiros. Tudo isso tem de ser pensado", pontua.

As plantas têm capacidade de purificar o ar?

O professor Tiago Gouveia atribui a crença de que as plantam purificariam o ar a um experimento do pesquisador Joseph Priestley, no século 18, em que um camundongo era colocado em um recipiente fechado com alimento. Depois de um tempo, ele morria, pois o ar se tornava impróprio para respiração. Em outra tentativa, o animal era mantido no local junto a uma planta devidamente iluminada e, dessa vez, sobrevivia. Creditou-se ao vegetal, então, a capacidade de manter o camundongo vivo. "De fato, no final do processo de fotossíntese, resta um pouco de oxigênio disponível para outros seres vivos. Mas isso não quer dizer que as plantas purificam ou renovam o ar", ressalta. "Na verdade, elas umidificam o ar devido à transpiração e proporcionam uma melhora na qualidade", esclarece.

Orquídeas são parasitas?

Algumas orquídeas, de fato, se apoiam em árvores e arbustos para buscar luz (por essa característica, são denominadas epífitas), mas a relação não prevê retirada de nutrientes do outro vegetal. "As pessoas têm uma primeira impressão errada. Pensam que é parasitismo, mas não é. A orquídea aumenta sua altura com a árvore para ficar mais próxima da fonte de luz", explica o professor. A raiz desse tipo de orquídea tem ainda uma estrutura especial chamada velame, um tecido que envolve a superfície da raiz e funciona como uma esponja. É por meio dele que a planta obtém a maior parte dos nutrientes, provenientes da absorção da água, da poeira e de materiais em decomposição.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade