PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Com 24% de aprovação, exame da OAB melhora índice anterior

Com 24% de aprovação, OAB diz que bacharéis se preparam mais para exame

13 jan 2012 - 12h06
(atualizado às 12h29)
Compartilhar

O 5º exame unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou 26.010 candidatos dos 108.335 inscritos, o que representa um índice de aprovação de 24%. Mais alto do que o da última avaliação - que ficou em torno de 15% -, o melhor desempenho dos bacharéis de Direito é fruto de mais preparo, segundo análise do secretário geral da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho.

Confira os aprovados do 5º Exame de Ordem Unificado

"Comparado com a prova anterior, o exame deste ano teve um número maior de aprovados, mas não podemos falar em recorde porque outras edições não eram unificadas - e, portanto, eram diferentes do processo atual", afirma Coelho.

Para ele, dois fatores contribuíram para o aumento do índice de aprovação em relação ao 4º exame unificado: mais preparação dos candidatos e um número maior de alunos que estão realizando pela primeira vez o exame. "Pessoas que realizam pela primeira vez a prova já apresentam um índice de 25% de aprovação. Quando se amplia o número destes candidatos, a tendência é que o valor aumente no índice geral", explica. De acordo com Coelho, são os bacharéis que tentam pela terceira ou quarta vez que são responsáveis pela redução do número de aprovados.

Em relação ao nível de dificuldade da prova, o secretário geral afirmou que se manteve como o dos exames anteriores. "Acredito que os candidatos estejam estudando mais", reforça.

Mudanças na prova

A inclusão de questões do eixo fundamental de Direito - que incluem disciplinas como filosofia, psicologia e sociologia jurídica - no exame da OAB será avaliada em fevereiro. Segundo Coelho, no próximo mês haverá uma reunião com a comissão de docentes responsável pela viabilidade da inserção de algumas questões na prova e é provável que haja implementação de algumas mudanças ainda este ano.

"É possível que sejam incluídas questões da filosofia do direito, especialmente conteúdos relacionados à ética e à hermenêutica jurídica", antecipa Coelho. Contudo, ele garante que quando a decisão for tomada, haverá ampla divulgação na mídia seis meses antes da exigência.

Próxima prova

O 6º Exame de Ordem Unificado está com as inscrições abertas até segunda-feira, dia 16. Para realizar a inscrição é preciso acessar os endereços www.oab.fgv.br, www.oab.org.br ou os endereços eletrônicos das seccionais da OAB e imprimir o boleto bancário referente à taxa de inscrição. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 5 de fevereiro, em todo o Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade