PUBLICIDADE

Dilma defende educação em tempo integral nas escolas públicas

15 set 2011 - 13h02
(atualizado às 13h24)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira a adoção do regime de educação integral para alunos dos ensinos fundamental e médio em escolas públicas. Ela, que anunciou nesta quinta-feira a nova etapa de execução de creches e pré-escolas municipais, disse que a garantia das aulas em tempo prolongado permitiria, por exemplo, a capacitação de crianças em atividades esportivas.

A presidente Dilma Rousseff anunciou a construção de creches em solenidade no Palácio do Planalto
A presidente Dilma Rousseff anunciou a construção de creches em solenidade no Palácio do Planalto
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação

Na mesma semana em que o ministro da Educação, Fernando Haddad, precisou sair em defesa dos resultados médios obtidos por estudantes concluintes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Dilma relembrou também o "esforço que MEC faz hoje para assegurar educação de qualidade das creches à pós-graduação".

Os resultados do Enem divulgados pelo governo apontam, por exemplo, que houve melhora na média de desempenho dos alunos, que aumentou o patamar geral das escolas de 501,58 em 2009 para 511,21 em 2010. Em contrapartida, o levantamento registra que apenas 13 escolas públicas aparecem na lista das 100 melhores instituições de ensino.

"Queremos dar ao ensino médio e ao ensino fundamental, que é um outro compromisso nosso, tempo integral de educação. Para isso uma parte desse tempo será necessariamente a capacitação dos nossos estudantes para as atividades esportivas. Isso significa, portanto, que é um processo que tem a ver com todo esse esforço que MEC faz hoje para assegurar educação de qualidade das creches a pós-graduação", disse a presidente em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília.

Creches e quadras esportivas

A presidente Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira do anúncio de uma nova etapa do plano de ampliação da rede de creches e pré-escolas municipais. Promessa de campanha da então candidata Dilma à presidência, a criação de seis mil creches está incluída na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Na solenidade, o ministro da Educação, Fernando Haddad disse que a meta de seis mil estabelecimentos foi ampliada para 6.427 até 2014.

"A boa noticia é que a presidente autorizou a construção não de 6 mil, mas de 6.427 creches conveniadas até 2014", disse. Nesta quinta-feira foi oficializada a possibilidade de execução de 4.943 unidades em 1.466 municípios.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade