PUBLICIDADE

Exposição relaciona Química a solução de questões globais

3 set 2011 - 12h57
(atualizado em 15/9/2011 às 12h02)
Compartilhar
Camila Soares

Como parte das comemorações do ano Internacional da Química (AIQ) no Brasil, a cidade de São Paulo recebe a exposição educativa "Química para um mundo melhor". Com o objetivo de ampliar a percepção das pessoas para a importância da Química em suas vidas e na solução das grandes questões globais, além de despertar o interesse pelas carreiras que envolvem esta ciência. A exposição é aberta ao público e ocorre até 6 de novembro no saguão principal da Estação Ciência - USP.

Cada uma das quatro plataformas temáticas exibe como a Química se relaciona com temas tão distintos quanto, tecnologia da comunicação; energia e recursos; nutrição e saúde; e urbanização, sempre levando em conta a interatividade com o visitante. O projeto conta com painéis ilustrativos e ecologicamente corretos, que mostram produtos, suas matérias-primas, a composição química e como eles contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Os alunos do Instituto de Química da USP orientam os visitantes, fazendo demonstrações de experimentos.

De acordo com o curador da exposição, Prof. Guilherme Marson, o Brasil precisa de químicos - 50 mil professores de ciências, 20 mil profissionais nas indústrias e alguns milhares de doutores - para manter a expansão do ensino superior. Contudo, as possibilidades que as carreiras químicas oferecem são desconhecidas da maior parte das pessoas.

Um dos motivos, de acordo com Guilherme, destaca-se, o estado de ignorância sobre a Química, que gera preconceitos como as ideias de que onde tem química tem coisa ruim, ou de que a Química é a responsável pela poluição, pelo artificial, pelo tóxico.

"A exposição mostra bem o contrário. Sem o conhecimento Químico não viveríamos mais de 45 anos, morrendo de doenças. As mulheres estariam confinadas à condição de matrizes, pois não haveria métodos contraceptivos", diz.

"Em 2014 seremos 14 bilhões neste planeta. Como vamos alimentar todas as pessoas? Ainda que transformássemos todas as nossas florestas em áreas de plantio, morreríamos de fome. Aumentar a produtividade do solo só é possível com o conhecimento químico. A água, nosso bem maior, só poderá continuar a ser purificada com os novos materiais que a Química desenvolve. Uma vida sem Química é uma vida sem água, sem saúde, sem conforto", argumenta o professor.

A exposição do Ano Internacional da Química celebra as conquistas da Química para o progresso humano, e as contribuições da Química para a sobrevivência da humanidade. Para essa reação Química, precisamos de mais jovens para avançar o desenvolvimento sustentável.

Segundo o curador da exposição, os estudantes ficam curiosos e surpresos com a presença da Química em nossas vidas. "Ficam encantados com os experimentos". A exposição tem o objetivo de ampliar a percepção das pessoas para a importância da Química em suas vidas e na solução das grandes questões globais? Pode dar um exemplo sobre a solução das grandes questões globais?

A realização é da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o Instituto de Química da USP, o sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química (CFQ e CRQs) e a Estação Ciência. O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A exposição "Química para um mundo melhor" oferece uma visão ampla que envolve esta ciência. Na imagem, o curador Guilherme Marson
A exposição "Química para um mundo melhor" oferece uma visão ampla que envolve esta ciência. Na imagem, o curador Guilherme Marson
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade