Professor cria software que mostra dificuldade em matemática
Professor da USP cria Software que identifica dificuldades em matemática
Com 40 alunos em uma sala de aula fica difícil para um único professor identificar dificuldades individuais. A tentativa do educador em oferecer atendimento personalizado se dá através da clássica frase: "Alguém tem alguma pergunta?". Neste momento, muitas vezes a timidez toma conta e a dúvida acaba acompanhando o estudante até em casa. Foi pensando nisso que o professor Seiji Isotani, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, desenvolveu softwares inteligentes para o ensino de matemática. A ideia é educar de forma interativa, eficaz e voltada para cada indivíduo.
Enquanto o aluno está resolvendo problemas de matemática no software MathTutor/AdaptErrEx, o programa já começa a identificar as maiores dificuldades do estudante e tira suas dúvidas automaticamente. Esse é o principal diferencial do programa desenvolvido por Isotani em parceria com pesquisadores da Carnegie Mellon University, em Pittsburgh (EUA). "O MathTutor consegue perceber no que o aluno tem problemas e já os esclarece. Claro que terão coisas mais complexas que ele não vai conseguir perceber, mas aí o professor terá menos demanda de trabalho. O básico já será resolvido pelo programa", explica Isotani.
É por meio de técnicas de inteligência artificial que o software atua, podendo ser utilizado nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. Isotani explica que o programa está apto para ensinar quase todos os conteúdos da disciplina. "O aluno é ajudado passo a passo a resolver problemas matemáticos, sendo assim ele somente avançará para a próxima etapa de aprendizagem se adquirir os conhecimentos necessários", afirma o pesquisador.
A detecção de dificuldades acontece através de gráficos."Comparando esses gráficos e a informação coletada pelo software, o professor pode avaliar tanto o desempenho individual do estudante como o da classe como um todo", diz.
Por enquanto, o MathTutor, que não é open source (com código fonte aberto), está disponível apenas nos Estados Unidos, onde pode ser baixado gratuitamente pela internet. "Agora estamos trabalhando para criar um programa parecido e disponível de graça no Brasil. Precisamos firmar parcerias com prefeituras e empresas privadas. Nosso objetivo final é produzir uma ferramenta que tenha o potencial de melhorar qualidade de ensino".
Geometria online: programa ensina conteúdo de matemática
Determinar a localização do ponto médio, estudar as funções de seno, cosseno, tangente, modelos matemáticos, algoritmos e recorrências. Todas esses conceitos da geometria já podem ser ensinados sem auxílio de réguas e papéis. No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, o pesquisador Isotani, sob supervisão do professor Leônidas de Oliveira Brandão, também criou o software iGeom.
A ferramenta gratuita, disponível no site do Ministério da Educação (MEC), ensina de maneira ativa e visual questões geométricas. "Isso atrai a atenção do aluno e educa de forma eficiente e com maior interatividade", fala Isotani.Para o matemático, o que falta para que o programa tenha maior aproveitamento nas escolas do país é a preparação de docentes para a tecnologia a favor da educação. É por isso que, na graduação de matemática da USP, já existe uma disciplina voltada somente para ensinar aos futuros professores como utilizar ferramentas e programas como o iGeom. "Falta preparo e didática, nós estamos investindo nisso", conclui Isotani.Apesar da escassez de educadores preparados, o programa já está em uso em escolas de ensino básico e universidades. "Até então, eu sei que a ferramenta está sendo bem aceita e elogiada. Aqui na universidade, os alunos gostam muito da rapidez e eficácia no ensino de geometria".