PUBLICIDADE

Alunos e professores da Unifesp fazem 'apitaço' por educação

Alunos e professores da Unifesp fazem 'apitaço' por educação

24 ago 2011 - 13h36
(atualizado às 13h54)
Compartilhar

Servidores e estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizaram um protesto nesta quarta-feira no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para cobrar a valorização do ensino público no País. Com apitos na boca, os manifestantes cobraram do governo federal o investimento de 10% do PIB na educação.

Segundo a Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp), a intenção é sensibilizar a população para a importância de aumentar os investimentos em educação e valorizar o trabalho de professores e servidores técnicos nas universidades e escolas públicas. No Plano Nacional da Educação (PNE), que está em tramitação no Congresso Nacional, o governo federal propõe a liberação de 7% do PIB para a área nos próximos dez anos, mas a categoria cobra a ampliação desse investimento.

Além disso, os servidores pedem a melhoria nas condições de trabalho e contratação de pessoal nas universidades federais, principalmente nas unidades recém criadas pelo governo federal. Eles também querem impedir a aprovação do projeto de lei 549/2009 que "congela" por dez anos os salários e os investimentos no âmbito dos serviços públicos federais.

Além de São Paulo, seções sindicais dos servidores organizaram atos públicos em diversas partes do País em defesa da educação, com panfletagem, debates e paralisação das atividades em várias universidades brasileiras. Os trabalhadores técnico-administrativos estão em greve desde junho e professores de algumas universidades já aderiram ao movimento.

Alunos, professores e funcionários da Unifesp protestaram pela valorização da educação pública no País
Alunos, professores e funcionários da Unifesp protestaram pela valorização da educação pública no País
Foto: Diogo Moreira / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade