PUBLICIDADE

vc repórter: passeata cobra federalização de universidade em SC

vc repórter: passeata cobra federalização de universidade em SC

13 ago 2011 - 10h57
(atualizado às 17h55)
Compartilhar

Centenas de pessoas realizaram uma mobilização na noite de sexta-feira em Blumenau (SC) para cobrar a federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Na próxima terça-feira, a presidente Dilma Rousseff vai anunciar a instalação de novas universidades e institutos federais no País, e a comunidade local aguarda a possibilidade que a cidade seja incluída nos novos investimentos.

A passeata teve início por volta das 18h30 na universidade, de onde os estudantes partiram em direção à prefeitura municipal. Chamado de "Ato a favor da federalização da Furb", a manifestação reuniu professores, funcionários e a comunidade local. A Furb é uma instituição de ensino ligada ao município de Blumenau, mas que pretende ser incluída à estrutura federal.

O Ministério da Educação (MEC) não confirmou que a cidade estará na lista das que receberão o investimento federal. Segundo o sindicato dos professores da Furb, mesmo que a demanda não seja atendida no anúncio de terça-feira, a comunidade vai seguir lutando pela federalização.

Na quinta-feira, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alvaro Toubes Prata, divulgou nota em que considera "um fato muito positivo para o Estado" a criação de uma nova instituição federal de ensino. Ele também defendeu que o processo se dê a partir do aproveitamento da Furb, que "já tem um bom trabalho nas áreas da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão" no Vale do Itajaí.

Se confirmado o anúncio da presidente Dilma, o Congresso Nacional ainda deverá aprovar a criação. Só então é que se saberá qual será o tamanho e a estrutura da futura universidade.

Os internautas Leo Laps e Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Estudantes fizeram passeata para cobrar a federalização da Universidade Regional de Blumenau
Estudantes fizeram passeata para cobrar a federalização da Universidade Regional de Blumenau
Foto: Leo Laps / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade