PUBLICIDADE

Reitor da UFSC comemora criação de universidade federal em SC

Criação de nova universidade é fato positivo diz reitor da UFSC

11 ago 2011 - 12h50
(atualizado às 14h54)
Compartilhar

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alvaro Toubes Prata, divulgou um comunicado à imprensa nesta quinta-feira em que considera "um fato muito positivo para o Estado" a criação de uma nova instituição federal de ensino superior em Santa Catarina. Na nota, o reitor afirma que a Universidade Federal de Blumenau deve ser a próxima a oferecer ensino superior gratuito aos jovens catarinenses.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), a presidente Dilma Rousseff deverá anunciar nos próximos dias a criação de novas universidades e institutos federais. Segundo a pasta, a proposta está em fase de finalização. No entanto, o MEC não confirma oficialmente quais localidades serão beneficiadas.

"O anúncio oficial da criação da instituição será feito pela presidente Dilma Rousseff em solenidade programada para o dia 16, terça-feira, em Brasília. Na ocasião, o governo apresentará as próximas etapas do plano de expansão do ensino de terceiro grau no País", diz o comunicado da UFSC.

O reitor defende que a federalização se dê a partir do aproveitamento da estrutura da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), que "já tem um bom trabalho nas áreas da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão" no Vale do Itajaí. Alvaro Prata acredita que ainda neste semestre deverão ser definidas as bases da nova universidade. "Ainda não sabemos como será o processo, que depende de tratativas futuras", afirmou.

Se confirmado o anúncio da presidente Dilma, o Congresso Nacional ainda deverá aprovar a criação. Só então é que se saberá qual será o tamanho e a estrutura da futura universidade, que deverá funcionar como instituição federal a partir de 2012.

Em Blumenau, a criação da universidade foi muito comemorada na quarta-feira, quando um interlocutor do ministro da Educação Fernando Haddad confirmou a notícia. Cerca de 400 professores e estudantes participaram de uma manifestação no período da noite em defesa da incorporação da Furb pela nova universidade. Autoridades municipais e representantes da Furb e da UFSC estarão presentes no ato marcado para dia 16, em Brasília.

O reitor da Universidade de Blumenau, João Natel Pollonio Machado, confirmou através do microblog Twitter que a cidade de Blumenau terá um campus federal. Na mensagem o reitor diz: "Parabéns Vale, Blumenau. MEC define, Federal campus Blumenau. Agora lutar Furb federal."

Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Cerca de 400 professores e estudantes participaram de uma manifestação no período da noite em defesa da nova universidade
Cerca de 400 professores e estudantes participaram de uma manifestação no período da noite em defesa da nova universidade
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade