PUBLICIDADE

Em busca de talentos, Unicamp recebe alunos de escolas públicas

1 ago 2011 - 13h56
(atualizado em 2/8/2011 às 19h31)
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

"Oportunidade para um novo horizonte", é assim que a estudante Amanda de Oliveira Santana, 16 anos, resumiu a expectativa de integrar a quarta edição do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com ela, são 300 estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas, Piracicaba e Limeira, no interior de São Paulo, que a partir desta segunda-feira vão dedicar oito horas semanais em projetos que visam descobrir novos talentos.

O projeto será realizado até janeiro de 2012 e terá o acompanhamento de uma comissão designada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). Cada aluno selecionado para participar do programa receberá uma bolsa de R$ 100 e terá direito de usar o restaurante universitário.

Amanda e os três amigos moradores em Piracicaba sabem que o desafio é grande. "Vamos prestar Medicina", dizem quase ao mesmo tempo Amanda, e os colegas Luis Fernando Melelga Júnior, 15 anos, Marcelo Luis Santos de Arruda, 16 anos, e Tamires Duarte, 16 anos. Em outro ponto eles também concordam: "esse projeto vai dar subsídio para o curso de Medicina", afirmou Marcelo.

Maria Carolina Stoco Fazanaro, 17 anos, quer fazer Odontologia na Unicamp e também valoriza a oportunidade. "Acho o máximo participar desse projeto, estar dentro de uma universidade e conhecer pessoas e professores incríveis. É muito bom", disse.

Novos talentos

Durante a abertura do programa nesta segunda-feira, o pró-reitor de pesquisa da Unicamp, Ronaldo Aloise Pilli, disse que essa é uma porta aberta de acesso à universidade para estudantes de escolas públicas. Para ele, é importante mostrar aos jovens como funciona uma universidade e proporcionar o conhecimento sobre a gama de cursos que podem ser escolhidos. Além de um estímulo a mais para o aprendizado, ele defendeu o projeto como uma forma de descobrir talentos.

Segundo Pilli, o PICJr integra estudantes de escolas públicas em atividade de pesquisa e desafia os jovens frente à metodologia do trabalho científico. "Todos que aqui estão poderão aprender muito, têm a disposição laboratórios, bibliotecas e poderão participar de seminários, enfim é um mundo que se descortina".

Criado em 2008, o PICJr tem convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram selecionados os melhores alunos das escolas públicas com base no histórico escolar, uma redação e na análise da frequência em aula. Apesar da duração de seis meses, o PICJr pode ser prorrogado.

Especial para Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Wagner Guidi, de Limeira (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

A Unicamp selecionou 300 estudantes de escolas oúblicas para participar do programa
A Unicamp selecionou 300 estudantes de escolas oúblicas para participar do programa
Foto: Rose Mary de Souza / Especial para Terra
vc repórter
Compartilhar
Publicidade