PUBLICIDADE

Governo oferece bolsas em Harvard, MIT e outras universidades

26 jul 2011 - 14h12
(atualizado às 14h26)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, lançou nesta terça-feira, na reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em Brasília, o programa "Ciência sem Fronteira", que financiará bolsas de intercâmbio em universidades do exterior,como MIT (sigla em inglês para Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Harvard, Berkeley, Stanford e Cambridge.

Cerca de 200 estudantes participaram da manifestação em SP
Cerca de 200 estudantes participaram da manifestação em SP
Foto: Rahel Patrasso / Futura Press

O governo selecionou 238 universidades internacionais, sendo 64 na área de ciência e saúde, 88 na área de ciências da vida e 86 nas áreas de engenharia e tecnologia. As bolsas de estudo devem atender estudantes da graduação ao pós-doutorado, além de pesquisadores, especialistas e jovens cientistas de grande talento.

As 75 mil bolsas de estudo, em vários níveis, para as áreas de engenharia, tecnologia, matemática, física, química e biologia incluirão passagem aérea, auxílio instalação, auxílio mensal e, em alguns casos, as taxas da universidade estrangeira.

O ministro destacou que também há interesse em dar curso de idiomas aos interessados em estudar em países de interesse do Brasil, como Alemanha e China. "Queremos ter os melhores estudantes do Brasil nas melhores universidades do mundo", resumiu Mercadante.

O programa

Denominado "Ciência sem Fronteiras", o programa que dará bolsas de estudo para realizar intercâmbio em universidades estrangeiras é focado na área de exatas, que engloba cursos como o de engenharia, tecnologia, matemática, física, química e biologia.

O governo pretende conceder 75 mil bolsas de estudo, em vários níveis, e, com a participação de empresas, espera poder disponibilizar outras 25 mil bolsas. O orçamento previsto para o programa ultrapassa R$ 3,1 bilhões.

As bolsas incluirão passagem aérea, auxílio instalação, auxílio mensal, seguro saúde e, em alguns casos, as taxas da universidade estrangeira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade