PUBLICIDADE

Alckmin confirma criação de campus da USP em Santos com 3 cursos

8 jul 2011 - 18h51
Compartilhar

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira a criação do campus da Universidade de São Paulo (USP) em Santos. As atividades terão início em 2012, com cursos de graduação em Engenharia de Petróleo, especialização em Ética, Valores e Cidadania e mestrado em Sistemas Logísticos.

A unidade será instalada no bairro Vila Mathias, na área que abriga o imóvel onde funcionava a escola estadual Cesário Bastos e o galpão da garagem municipal, cedido pela Prefeitura de Santos. Caberá à USP fazer a reforma e a adaptação do local.

"Nós teremos mestrado, doutorado, especializações, não só engenharias, mas estamos contratando a USP para cursos de pós-graduação lacto sensu para professores do Estado. Vamos ter um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, e a USP vai participar do parque tecnológico, então serão inúmeros os benefícios para o desenvolvimento da região", afirmou o governador.

Desde 2002, o curso de Engenharia de Petróleo era ministrado na Cidade Universitária, em São Paulo. A partir do próximo processo seletivo, as novas turmas serão transferidas para Santos. As inscrições para o vestibular da Fuvest terão início no dia 26 de agosto. Serão oferecidas 10 vagas, o mesmo número que era disponibilizado em São Paulo. A previsão é aumentar esse número posteriormente para 50 vagas.

Segundo o governo estadual, o objetivo da transferência do curso para o litoral é atender à demanda gerada pelas instalações da Petrobras para a exploração do petróleo da camada pré-sal na Bacia de Santos. Além da implantação do novo campus universitário, o acordo prevê a integração da USP ao Parque Tecnológico e a implementação do Instituto Oceanográfico no Porto de Santos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade