PUBLICIDADE

Com boneco sem sexo, pré-escola combate preconceito na Suécia

pré-escola ensina igualdade de sexos na Suécia

20 jun 2011 - 19h24
Compartilhar

Uma pré-escola na Suécia mostrou nesta segunda-feira as atividades pedagógicas que utiliza para combater o preconceito de gênero. Entre as iniciativas está a utilização de bonecos sem distinção de sexo, chamados de "emotion dolls", para garantir que as crianças tenham mais liberdade na escolha da orientação sexual. As informações são da agência AP.

A pré-escola pública Egália, que abriu no ano passado em Estocolmo, está entre os exemplos mais radicais do esforço do país em garantir a igualdade entre os sexos desde a infância. No local, os professores cuidam de cada detalhe para que os alunos não criem estereótipos."A sociedade espera que as meninas sejam frágeis, agradáveis e bonitas e os meninos a sejam machões, ásperos e divertidos", afirmou o professor Jenny Johnsson. "A Egalia dá uma oportunidade fantástica de serem quem eles querem ser", disse.

Até os pronomes como "ela" e "ele" são evitados pelos educadores, que utilizam termos que sirvam para ambos os sexos. Os detalhes incluem a cor e os tipos de brinquedos, além de uma seleção criteriosa dos livros distribuídos para as cerca de 30 crianças que estudam no local.

A escola está entre os exemplos mais radicais do esforço da Suécia em garantir a igualdade entre os sexos
A escola está entre os exemplos mais radicais do esforço da Suécia em garantir a igualdade entre os sexos
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade