PUBLICIDADE

Estudantes protestam no Congresso por investimentos em educação

24 mar 2011 - 11h58
(atualizado às 13h06)
Compartilhar
Elaine Lina
Direto de Brasília

Jovens ligados à União Nacional dos Estudantes (UNE) e à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. O grupo defende a utilização de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para investimentos em educação.

Além disso, os manifestantes voltaram a defender uma nova votação para o projeto de lei que destina 50% do fundo social do pré-sal para investimentos na área educacional.

De acordo com a Polícia Militar, pelo menos 2 mil estudantes participaram do protesto. Um grupo saltou de paraquedas no gramado do Congresso e dezenas de jovens entraram no espelho d'água. A segurança foi reforçada no local e as visitas, suspensas.

A mobilização teve início por volta das 9h, quando os estudantes percorreram a Esplanada dos Ministérios.

Plano Nacional de Educação

Na quarta-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve na Câmara dos Deputados e defendeu os investimentos de 7% do PIB na área, o que, segundo ele, é suficiente para cumprir as metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), de R$ 80 bilhões.

O PNE estabelece 20 metas educacionais que o País deverá cumprir até o fim da década. Na terça-feira foi criada na Câmara dos Deputados uma comissão especial para discutir o projeto de lei enviado pelo Executivo. Um dos pontos polêmicos e que deverá ser alvo de emendas é justamente o que define um percentual mínimo para investimento na área. Além dos estudantes, alguns parlamentares e entidades querem que o patamar incluído no PNE seja de 10%.

Jovens entraram no espelho d'água do Congresso Nacional para protestar por mais investimentos em educação
Jovens entraram no espelho d'água do Congresso Nacional para protestar por mais investimentos em educação
Foto: Elaine Lina / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade